Compartilhe


Fórum fortalece liderança feminina sindical rural

PROTAGONISMO FEMININO
ESCRITO POR ASCOM
08/08/2025 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

A Comissão Faemg Mulher e as presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais representaram Minas Gerais no 2º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural nesta semana. O evento promovido pela CNA reuniu, na sede da entidade, representantes de comissões estaduais de mulheres de todo o país, de federações estaduais de agricultura e pecuária, de sindicatos rurais, de entidades, parlamentares e produtoras rurais.

Participou do evento a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação, Silvana Novais, que também esteve no encontro da Comissão das Mulheres do Agro

A vice-presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Hilda Loschi, também da Comissão Estadual de Sustentabilidade da Faemg, integrou o painel "Oportunidades de representação em comissões e grupos estratégicos".

A presidente da Comissão Faemg Mulher, Juliana Rezende Mello, e a vice-presidente da Faemg, Renata Guimarães Teixeira Borges, concederam entrevistas à TV Record.

O evento foi aberto pelo presidente da CNA, João Martins.

Programação

A primeira palestra foi sobre o “Cenário Geopolítico e Economia Nacional”, ministrada por Thais Herédia, analista da CNN Brasil, seguida por uma mesa redonda sobre as ações do Sistema CNA/Senar em defesa do produtor rural.

No painel “Liderança Feminina Sindical – Experiências que Inspiram”, conduzido por Stéphanie Ferreira, presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, houve participações de lideranças de Roraima, Paraná e Goiás.

Amanda Roza, assessora técnica de Sustentabilidade da CNA, apresentou o painel “O que esperar da COP 30 no Brasil?”, com abordagens sobre a contribuição das mulheres líderes na atuação global do agro e as estratégias necessárias para posicionamento institucional.

Paulo Crepaldi conduziu o debate sobre estratégias de comunicação do agro, com foco na atuação das lideranças femininas em ambientes digitais e institucionais. O encontro termina com a apresentação dos resultados e pactuação de compromissos pela atuação feminina sindical rural.

Além dos debates e apresentações, o fórum contemplou uma oficina prática voltada ao fortalecimento dos grupos estaduais de mulheres, cujo objetivo é estimular a construção coletiva de propostas e ações aplicáveis ao sistema sindical.

A ação mobiliza entidades representativas do agro e reforça a missão institucional da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA de promover o desenvolvimento de lideranças femininas rurais e ampliar sua inserção política e institucional no sistema sindical patronal rural.