O sonho da casa própria se tornou realidade para 45 famílias de pequenos produtores rurais de São João do Manhuaçu. Graças à atuação do Sindicato dos Produtores Rurais do município, o Programa Minha Casa Minha Vida Rural foi implementado na cidade. Os beneficiados já assinaram os contratos e a previsão é de que as obras comecem nos próximos dias.
Para viabilizar essa ação, o Sindicato tornou-se a entidade organizadora do projeto junto à Caixa Econômica Federal. “Fizemos todo o processo: contratamos um engenheiro, uma assistente social, e conduzimos desde o levantamento do perfil social das famílias contempladas até a parte técnica das construções”, explica o presidente do sindicato, Felipe Alves.
Com os contratos assinados, o SPR segue auxiliando os contemplados, identificando pedreiros e mão de obra disponível para a construção das moradias. “Como a contratação de profissionais da construção civil foi um dos desafios identificados, o Sistema Faemg Senar, por meio do Sindicato, vai oferecer cursos de formação aos produtores e outros trabalhadores rurais, para que possam se qualificar e garantir a execução das obras”, disse Felipe.
Entre os contemplados está o produtor Carlos Jannuzzi, morador de São João do Manhuaçu. “Tenho dois hectares e, com os cursos do Senar Minas, fui me capacitando. Com muito esforço formamos nossa lavoura de café e, este ano, fomos contemplados com a casa própria graças ao apoio do Sindicato que tem sido uma bênção para a minha família”, comemora.
Sobre o programa
O Minha Casa Minha Vida Rural é uma vertente do programa habitacional do Governo Federal. O objetivo é garantir moradia digna e promover a permanência da população no meio rural. Com subsídios e assistência técnica, o programa viabiliza a construção ou reforma de residências por meio de entidades organizadoras como sindicatos e cooperativas.