Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Mais que presença, protagonismo

PROTAGONISMO FEMININO
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
31/01/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

A presença feminina no agronegócio é histórica, do plantio à colheita. No entanto, uma transformação cultural impulsiona as mulheres a se posicionarem e ocuparem espaços de destaque. Inovadoras, focadas na gestão, com sensibilidade para definir projetos e transformar sonhos em realidade e, agora, mais protagonistas no agronegócio mineiro.

Na região central do Estado, esse protagonismo se intensifica com ações estruturadas e contínuas promovidas pelos Sindicatos dos Produtores Rurais de Abaeté, Pompéu, Bom Despacho, Curvelo, Paraopeba, Sete Lagoas e Luz. Juntas, as instituições promovendo eventos e encontros direcionados, além da criação de núcleos, motivando a mulheres a trilharem o caminho da liderança.

Em São Geraldo do Jataí, município de Curvelo, a produtora Leia de Fátima de Oliveira personifica essa força transformadora e a paixão pelo agronegócio, características presentes em muitas mulheres que fazem a diferença no meio rural. Na Fazenda Estrela, ela administra as finanças, negocia com fornecedores e garante o manejo e bem-estar dos animais, que produzem cerca de 500 litros de leite diariamente.
 

Leia de Fátima Oliveira está à frente da Fazenda Estrela, em São Geraldo do Jataí

Reconhecida por sua determinação e atuação no Sindicato Rural, Leia é uma referência em resiliência e eficiência. Entre os principais desafios ligados à agropecuária, ela destaca a busca por mão de obra qualificada, enquanto equilibra, com sabedoria e muita tranquilidade, as funções de proprietária, administradora, mãe e dona de casa. Para ela, o protagonismo é natural, mas o despertar pode ser longo. "A virada de chave acontece quando entendemos que o campo é mais que vocação e qual o nosso papel na família. O segredo também está na capacitação, boas referências para inovar e muito diálogo”, avalia Leia.

 A produtora faz a gestão do negócio e cuida o bem-estar dos animais da propriedade

Acompanhamento

O Sistema Faemg Senar acompanha esse movimento e, por meio da Comissão Faemg Mulher, investe em capacitação, liderança e empreendedorismo feminino, criando um cenário ainda mais promissor. Segundo a gerente da Mulher, do Jovem e da Inovação do Sistema, Silvana Novais, é importante lembrar que “as mulheres sempre estiveram presentes e trabalharam no setor agropecuário, só não apareciam. O que está acontecendo é um verdadeiro despertar para se posicionarem”, explicou.

Silvana ainda ressalta as evoluções nesse sentido e as ações conjuntas, tanto na Central Mineira quanto nas demais regiões de Minas. “Vamos continuar apoiando e fortalecendo uma participação mais plural no sistema sindical também. O objetivo é que as mulheres avancem na  representatividade do setor onde estiverem, seja na região central ou em qualquer outra de Minas Gerais”, diz Silvana.

Confira o vídeo no nosso YouTube: