Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Ubá aprova o Circuito de Treinamento para agroindústria

PARCERIA COM O BANCO DO BRASIL
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
01/11/2022 . SINDICATOS, SENAR

Vinte produtores da agroindústria reuniram-se no Fórum Cultural da Cidade, em Ubá, para mais uma edição do Circuito de Treinamento Agro, parceria do Senar com o Banco do Brasil para levar treinamentos técnicos e em gestão para o meio rural, além de informações sobre crédito e finanças. No município, o evento contou com a parceria também do Sindicato dos Produtores Rurais de Ubá.

Wander Magalhães

O encontro abordou a gestão e o Programa 5S, um método japonês de organização que trabalha com o passo a passo para o sucesso organizacional baseado em cinco etapas: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de disciplina).

Wander Magalhães, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, elogiou o conteúdo apresentado. “Trouxemos uma apresentação mais técnica, abordando de maneira prática como o 5S pode ser aplicado nas agroindústrias, com uma série de informações essenciais, principalmente para garantir a qualidade nos produtos que eles vendem. Acredito que, de agora em diante, esses produtores terão uma nova visão a respeito do trabalho que eles realizam”, analisou.

José Geraldo Machado apresentou aos presentes o método 5S

“O 5s é uma vacina contra o desperdício, uma das grandes pragas da produtividade no nosso país, tanto na área agrícola quanto na área urbana. O desperdício é o prejuízo. A falta ou o excesso de algum recurso que está sendo usado e acaba aumentando o custo dos produtos” analisou o instrutor José Geraldo Machado, ministrante da palestra.

Também foram apresentadas informações sobre plano de negócios, financiamento e crédito rural com o assessor do Banco do Brasil Jairo Gallo. “Apresentamos linhas de crédito voltadas para o PRONAF. Temos linhas para todos os segmentos, mas aqui nosso foco é no agricultor familiar, com programas voltados para a região. O produtor às vezes tem receio ou desconhecimento, mas existem linhas adequadas para as finalidades dele e ele nem sabe”.

Jairo fez uma apresentação sobre as linhas de crédito disponíveis ao produtor

Participantes

Ubá é a capital mineira da indústria moveleira, mas também tem forte tradição na agroindústria. Laticínios, biscoitos e bebidas são as principais atividades dessas empresas, que geram renda e empregos na cidade. Rafaela Teixeira é administradora e trabalha no alambique da cachaça Herança de Minas. Ela aproveitou para se atualizar. “Estou reaprendendo o que vi na faculdade, como a organização da empresa auxilia na geração do lucro e no direcionamento do funcionamento. Lá no alambique já aplicamos alguns conceitos do método 5S, temos muito zelo com a limpeza, disciplina e organização”, relatou.

Rafaela Teixeira aproveitou para atualizar conhecimentos

Bruno Eduardo Silva é secretário de agricultura do município de Divinésia. Como administrador público, ele pode aprender técnicas que vão otimizar o serviço prestado à população. “O método 5S é muito dinâmico e pode ser aplicado em várias áreas no nosso dia a dia. Temos de tudo para melhorar, tanto na área rural como no auxílio às empresas locais. Com todo o sistema funcionando certinho, temos a certeza de colher bons frutos. Todo dia buscamos sempre fazer o nosso melhor, inclusive tendo mais conhecimento. O principal é manter a disciplina e ir sempre aprimorando”, disse ele.

O agente de desenvolvimento rural de Ubá, Everton Gonçalves, foi o responsável pela organização do evento. Ele disse que o Sistema Faemg é atuante na região e que vem promovendo capacitações para esses produtores. “É um evento muito interessante. Podemos aqui visualizar a necessidade de falar mais sobre agroindústria. Realizamos capacitações, fomentamos e organizamos bons eventos na área, mas faltava uma palestra e capacitação mais robusta, direcionada ao público da agroindústria em nosso município”, concluiu.

Everton Gonçalves, agente de desenvolvimento rural