Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Japoneses participam de curso sobre café em Patrocínio

JORNAL EM CAMPO
ESCRITO POR LETÍCIA RODRIGUES, DE PATOS DE MINAS
25/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

 

Produtores japoneses participaram do curso de Classificação e Degustação de Cafés no SPR de Patrocínio

Profissionais japoneses ligados à indústria, importação e área profissional de café, participaram do curso de Classificação e Degustação de Cafés, no Sindicato dos Produtores Rurais de Patrocínio. Os 13 profissionais conheceram o curso por intermediação de um produtor de Patrocínio que é parceiro do grupo.

A escolha pela instituição reafirma a posição do Sistema Faemg Senar como referência em formação e capacitação, e demonstra a confiança internacional na metodologia e no protagonismo dos produtores de cafés especiais reconhecidos no mundo todo. Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Sérgio Coelho, receber o grupo comprova a credibilidade conquistada: “Somos referência não só para os produtores mineiros, mas também em nível internacional, o que valoriza a nossa região e fortalece toda a cadeia do café.”

Um dos participantes, Megumu Yoshimoto, destacou como foi a experiência: “Esse curso foi extremamente enriquecedor. Nunca havia analisado o café com tanta atenção aos defeitos. Aprendi que a avaliação precisa começar por eles e, a partir daí, construir a percepção da qualidade. Esse aprendizado muda a forma como olho para o cafeicultor e me dará condições de aplicar novos conhecimentos quando retornar ao Japão.”