A Diretoria do Sistema Faemg Senar colocou o pé na estrada novamente para mais uma edição do ‘Faemg Senar em Campo’. Desta vez, o destino foi São Gotardo, um dos principais polos de produção de hortifruti do país. Quase 500 produtores de 36 municípios e Sindicatos Rurais de Minas Gerais participaram do encontro.
A ampla arena do Parque de Exposições de São Gotardo ficou tomada pelos produtores, que chegaram em caravanas vindas do Alto Paranaíba, Alto São Francisco, Noroeste, Triângulo, Sul e Sudoeste de Minas. O evento contou com as presenças do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, o vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, o assessor especial da Diretoria, Toninho de Pompéu, os gerentes regionais Sérgio Coelho, Ricardo Tuller e Rogger Miranda.
Os técnicos de campo, agentes de desenvolvimento rural e presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais, incluindo o anfitrião, Rodolfo Molinari, também participaram. “É muito importante receber o Sistema Faemg Senar no interior para que a nossa base, que são os produtores rurais, conheçam um pouco mais do que o Sistema pode fazer por eles, afinal eles são o motivo do Sistema existir. Ter a Diretoria perto passa uma confiança muito grande para nós produtores e dirigentes de Sindicatos Rurais. Só temos que agradecer a oportunidade”, comenta Rodolfo Molinari.
O projeto, promovido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com os Sindicatos Rurais, tem o objetivo de fortalecer o agronegócio mineiro, por meio da união dos agentes que compõem a entidade: produtores rurais, sindicatos, Federação e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Esta foi a quinta edição do ‘Faemg Senar em Campo’ que, desde o início do ano, já foi realizado em Manhuaçu, Alfenas, Santa Rita do Sapucaí, Padre Paraíso e, nesta quinta-feira (30), em São Gotardo.
“É muito importante que o Sistema Faemg Senar saia de Belo Horizonte e vá ao encontro do produtor no interior do estado para mostrar quem somos e o que podemos fazer pelo agronegócio. Além de produzir de forma eficiente e sustentável, precisamos estar unidos para ter cada vez mais força e representatividade”, ressalta Antônio Pitangui de Salvo.
O vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, agradeceu aos Sindicatos dos Produtores Rurais, parceiros no projeto. “Os Sindicatos são fundamentais na construção desses encontros, que têm sido muito relevantes porque estamos discutindo pautas que realmente interessam aos produtores. A Diretoria está muito feliz em percorrer o estado desenvolvendo esse projeto”.
O assessor especial da Diretoria e coordenador do ‘Faemg Senar em Campo’, Toninho de Pompéu, lembra do principal objetivo do projeto. “É fortalecer a união entre o Sistema, os Sindicatos e os produtores. É mostrar aos produtores o que podemos fazer por eles. Estamos dispostos a buscar qualquer tipo de solução”.
Programação técnica
Numa espécie de mesa redonda, a programação técnica foi mediada pelo gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho. Junto dele, um time de peso entrou em campo para discutir os assuntos que os produtores colocaram em pauta. Além da Diretoria, participaram das discussões o assessor Jurídico do Sistema Faemg Senar, Francisco Simões, a advogada, Fernanda Abreu, a gerente de Sustentabilidade, Mariana Ramos, o gerente Sindical, Rogério Arantes, o gerente Executivo Técnico, Bruno Rocha de Melo e o consultor, Wilson Moura.
“Os produtores tiveram oportunidade de encontrar a Diretoria e toda a equipe técnica do Sistema, discutir novos assuntos, propor soluções, fazer questionamentos e trocar experiências”, ressalta Sérgio Coelho. “Mostramos tudo aquilo que o Sistema pode oferecer aos produtores, por meio dos Sindicatos Rurais. Eles podem contar conosco para toda assistência, visando sempre melhorar os resultados nas propriedades”, enfatiza Ricardo Tuller.
Já Rogger Miranda destaca que os produtores perceberam a importância da união. “Juntos somos fortes. A união é o caminho para que os produtores tenham representatividade e sucesso nos negócios”.
Aprovação dos produtores
Ao final do encontro, que durou aproximadamente oito horas, com pausas para café, almoço e lanche, os produtores pegaram estrada de volta para suas regiões com o sentimento de que valeu a pena.
“Foi esclarecedor e muito motivador. A palavra final é gratidão, por tudo que vivenciamos nesse grande encontro. Que outros assim possam acontecer para nos fortalecer cada vez mais”, Elaine Pereira, produtora de Presidente Olegário.
“Viemos muito empolgados e estamos voltando para casa mais ainda. Essa aproximação é muito importante para nós. Temos que agradecer a oportunidade”, Hilton Dornela, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Altos.
“Agregou muito conhecimento para nós, foi uma oportunidade incrível. Participei do ATeG Apicultura e foi transformador. Agora mais essa aproximação do Sistema Faemg Senar para me deixar ainda mais motivado”. Douglas Alves, produtor de Bambuí.