Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Projeto leva atendimentos à 50ª ExpoBom

SISTEMA FAEMG ITINERANTE
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
08/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

O Projeto FAEMG Itinerante esteve na 50ª ExpoBom em 7 de julho atendendo produtores e sindicatos do Centro Oeste mineiro. A meta é estar mais próximo do produtor rural e ajudá-lo na solução de problemas. Os atendimentos são individualizados e respondem às principais dúvidas dos produtores sobre assuntos que fazem parte da rotina, como E-Social, dívidas rurais, crédito rural, legislação trabalhista e ambiental, aposentadoria, imposto de renda, cursos de Formação Profissional Rural e de Promoção Social, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além de produtos e soluções FAEMG.

Atendimentos na ExpoBom: área ambiental, crédito rural e assuntos sobre a CEMIG foram os mais procurados

Os assuntos mais demandados na ExpoBom foram energia elétrica a preços menores (Sou Vagalume / Faemg Digital); crédito rural; problemas de recadastramento junto à CEMIG; e aposentadoria rural. Segundo o advogado do Sistema FAEMG e coordenador do projeto, Francisco Maurício Barbosa Simões, o FAEMG Itinerante é muito importante para que as assessorias e gerências do Sistema estejam diretamente com o produtor rural ouvindo suas demandas e atuando para a solução dos problemas. “O produtor é atendido individualmente pela FAEMG. As relações com o representado tornam-se mais estreitas e a FAEMG se faz presente junto do produtor rural em seu município de origem".

Para Alini Borges Peixoto Adão, que responde pelo departamento jurídico e pessoal do Sindicato Rural de Carmo do Cajuru, a iniciativa é excelente, pois possibilita a solução das dúvidas diretamente com a equipe. “Hoje eu pude vir e buscar orientações das demandas do nosso dia a dia e vou levar essas respostas para os produtores. Conversei sobre aposentadoria rural, contribuição sindical, Funrural, CEMIG, demandas correntes do nosso dia a dia. Queremos levar o projeto para Carmo do Cajuru também”.

A gerente de Sustentabilidade Mariana Ramos atende o presidente do Sindicato de Carmo do Cajuru, José Eustáquio Oliveira, o Taquinho

Ronivon Antônio de Paula, produtor de Formiga, acha essa aproximação do Sistema FAEMG muito importante. “Eu não sabia dos direitos que tinha em relação a queda de energia elétrica na minha propriedade. Agora, com as informações, vou buscar meus direitos e acionar o Sindicato quando ocorrerem falhas na rede, uma vez que gera prejuízos com a perda do leite. Nós ficamos só trabalhando e não buscamos as informações corretas”.