Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sistema FAEMG Notícias - 23 de junho

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
23/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

CNA JOVEM

Os vencedores da quarta edição do CNA Jovem estão em uma missão técnica de 16 dias pelas principais regiões do agronegócio brasileiro. A passagem por Minas Gerais começou nessa quarta-feira (22) com uma homenagem a cinco destaques pela participação nas etapas estadual e nacional do CNA Jovem 2020/2021. O programa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) visa ao desenvolvimento de jovens lideranças rurais.

Os vencedores são Ana Carolina Zimmermann (Distrito Federal), Elienai Silva (Bahia), Francisco Caio Vasconcelos (Ceará), Laerte Mendonça Neto (Minas Gerais) e Lucas Dierings (Paraná). Além de se destacarem pela originalidade e implementação de iniciativas individuais, eles foram reconhecidos também pela liderança e atuação nas dinâmicas em grupo. A mineira Nayara Gonçalves, de Barroso, também participou do evento em Belo Horizonte, representando o Núcleo de Inteligência em Bioinsumos, vencedor da premiação na categoria grupo, com a equipe EducaAgro.

“Um dos grandes desafios é manter o jovem no campo de forma atrativa e competitiva. Por isso precisamos fazer um trabalho continuado para que os jovens se sintam atraídos para além da questão financeira. Vocês, jovens, têm gigantescos desafios e muitas oportunidades para atuar na agropecuária, que já se desenvolveu muito nos últimos dez anos. Aproveitem este momento e se preparem para continuar nessa crescente”, destacou o presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo.

Leia mais - http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/vencedores-do-cna-jovem-sao-homenageados-em-bh
 

______________ 
PROGRAMA SEMEANDO VAI PREMIAR ALUNOS EM 5 DE JULHO


O desenvolvimento do agronegócio também passa pela conscientização sobre empreendedorismo, preservação ambiental e sustentabilidade. Para plantar a semente para a formação de futuros cidadãos cientes de tudo isso, o Sistema FAEMG e o Sebrae levaram o Programa Semeando para mais de 60 mil alunos de escolas municipais e estaduais de Minas Gerais. Para fechar esta primeira fase do programa, o Sistema FAEMG vai premiar, em 5 de julho, os vencedores do concurso cultural de desenho e redação proposto aos estudantes.

“Somos os representantes do homem do campo e formar o conhecimento sobre sustentabilidade e empreendedorismo e sobre as relações do meio urbano e rural é um passo para que estas sementes do futuro, nossas crianças e jovens, possam crescer e florir, garantindo um futuro para o agronegócio e a alimentação humana”, afirmou a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema FAEMG, Liziana Rodrigues.

O Semeando será desenvolvido até novembro deste ano e, na próxima semana, já é hora de conhecer os alunos e professores vencedores do concurso neste semestre. O tema da redação, para alunos do 4º e 5º ano, foi “Sustentabilidade e Empreendedorismo”; bem como para o concurso de desenho para crianças do 1º ao 3º ano. O 1º lugar do concurso de redação e o 1º lugar do concurso de desenho de cada uma das dez regionais do Sistema FAEMG receberão um tablet como prêmio.

Leia mais: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/premios-para-desenhos-e-redacoes-que-retratam-licoes

 

______________   

FEPPISHOW

De 24 a 26 de junho, no espaço de eventos da Praça do Santuário em Felixlândia, a pesca (profissional, artesanal, esportiva e amadora), a piscicultura e as inovações do setor vão nortear a III Feira de Pesca e Piscicultura de Minas Gerais. O Sistema FAEMG, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Felixlândia, é parceiro do evento com oferta de oficinas gratuitas sobre filetagem de tilápia e processamento para os produtores rurais da região, em estande próprio durante todos os dias da feira. O presidente do Sistema, Antônio de Salvo, participa da abertura.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura. O objetivo é apresentar e potencializar o mercado e a cadeia produtiva do pescado em Minas Gerais, além de mostrar as diferentes tecnologias existentes integrando a pesquisa, extensão e público consumidor.

______________   

EXPOVALES COMEÇA HOJE EM TEÓFILO OTONI

A 46ª Exposição Agropecuária dos Vales Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus (Expovales) começa nesta quinta-feira (23) em Teófilo Otoni. O evento segue até domingo (26) e contará com shows, parque de diversões, praça de alimentação, estandes de negócios, concursos, julgamentos e leilões de animais.

A Expovales é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni, em parceria com a Prefeitura. O Sistema FAEMG novamente marca presença na Expovales, com estande e oficinas.

Leia mais: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/sistema-faemg-participa-da-46-expovales

_________________

PROJETO SENAR|FAEMG+ INTERIOR

Hoje foi realizada mais uma edição do Projeto SENAR | FAEMG+ Interior, com o objetivo de capacitar e preparar os Sindicatos dos Produtores Rurais. O encontro contou com a apresentação da advogada do Sistema FAEMG, Mariana Maia, falando sobre aposentadoria rural e esclarecendo as dúvidas sobre o assunto.

De acordo com o gerente de Planejamento do Sistema FAEMG, Celso Furtado Jr., o projeto representa um novo momento no processo de modernização dos Sindicatos: “O foco é específico na prestação de serviço para os produtores rurais. Este treinamento representa um novo produto para a ampliação dos serviços, algo que é de fundamental importância para orientar os produtores”.

“Esta parceria vai viabilizar que os sindicatos solicitem, diretamente na plataforma do INSS, benefícios como as aposentadorias, em favor de seus representados: os produtores rurais. O acordo também tem por objetivo um trabalho de inclusão previdenciária, de inclusão digital e de acesso à informação de qualidade. É mais uma facilidade que o Sistema FAEMG, via sindicatos, oferece ao produtor.”

Mariana Maia, advogada do Sistema FAEMG

_________________
FAEMG ENERGIA SUSTENTÁVEL 1

A Faemg Energia Sustentável 1 é um serviço que oferece energia limpa e mais barata para residências, comércios e propriedades rurais. O desconto na conta de luz pode chegar até 22%. Não é necessário fazer nem um tipo de obra, já que a energia limpa chega por meio da distribuidora local, dispensando a instalação das placas fotovoltaicas.

Faça a simulação do quanto você pode economizar na conta de luz aqui: https://faemg.souvagalume.com.br/

Mais informações sobre o serviço: (31) 3074-3067