Conheça o Sistema FAEMG

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.

Agronegócio em Minas Programas
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Vencedores do CNA Jovem são homenageados

MISSÃO TÉCNICA
ESCRITO POR ASCOM, EM BELO HORIZONTE
23/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Os vencedores da quarta edição do CNA Jovem estão em uma missão técnica de 16 dias pelas principais regiões do agronegócio brasileiro. A passagem por Minas Gerais começou nessa quarta-feira (22) com uma homenagem a cinco destaques pela participação nas etapas estadual e nacional do CNA Jovem 2020/2021. O programa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) visa ao desenvolvimento de jovens lideranças rurais.

Os vencedores são Ana Carolina Zimmermann (Distrito Federal), Elienai Silva (Bahia), Francisco Caio Vasconcelos (Ceará), Laerte Mendonça Neto (Minas Gerais) e Lucas Dierings (Paraná). Além de se destacarem pela originalidade e implementação de iniciativas individuais, eles foram reconhecidos também pela liderança e atuação nas dinâmicas em grupo. A mineira Nayara Gonçalves, de Barroso, também participou do evento em Belo Horizonte, representando o Núcleo de Inteligência em Bioinsumos, vencedor da premiação na categoria grupo, com a equipe EducaAgro. Clique aqui e veja as fotos do evento.

A equipe foi recebida pelo presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo; pelo vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes; pelo assessor da diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu); pelo superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif; pela coordenadora do Sistema FAEMG Jovem, Silvana Novais, e pelos gestores da casa.

“Um dos grandes desafios é manter o jovem no campo de forma atrativa e competitiva. Por isso precisamos fazer um trabalho continuado para que os jovens se sintam atraídos para além da questão financeira. Vocês, jovens, têm gigantescos desafios e muitas oportunidades para atuar na agropecuária, que já se desenvolveu muito nos últimos dez anos. Aproveitem este momento e se preparem para continuar nessa crescente”, destacou Antônio de Salvo.

“Sou presidente do Sindicato Rural de Nova Ponte, cidade pequena, com 15 mil habitantes e aproximadamente 600 produtores. Sendo 200 deles associados. Eu entrei no sindicato eu tinha 28 anos. Com 29 anos, eu fui diretor do sindicato. O mesmo que fizeram por mim, hoje, eu faço com os mais jovens: participar, buscar, atuar e conhecer. Isso é o que vocês estão fazendo, viajando o Brasil inteiro. O espírito de liderança vai aflorando a partir do momento que a gente faz o que gostam. Tenho certeza de que vocês estão fazendo o que gostam e estão no caminho certo para construir um momento novo na base de vocês. Essa é uma preocupação de todos nós.” - Ebinho Bernardes, 1º vice-presidente de Secretaria do Sistema FAEMG

"Receber os jovens em nossa casa é motivo de muito orgulho. Hoje, somos a maior Federação do país, temos 10 escritórios regionais no estado e atendemos 95% dos municípios do Estado de Minas Gerais. A nossa diretoria está atenta ao desenvolvimento desses jovens. Agora estamos trabalhando em ações com jovens e mulheres de forma sistemática em todo o Estado. Isso demonstra a confiança que temos nos jovens e tenho certeza de que teremos um resultado muito bom para o meio rural. Essa atenção do Sistema voltada para os jovens tem relação, também com o Programa de Sucessão Rural, um programa do Sistema FAEMG que forma sucessores e não somente herdeiros de propriedades rurais." - Christiano Nascif, superintendente do SENAR MINAS

"Em nome da CNA e do Senar Central, gostaria de agradecer por terem dedicado um tempo na agenda de vocês para compartilhar informações com os jovens. Tenho certeza que isso fará a diferença no futuro desses jovens. A CNA acredita e investe nessas ações com os jovens. Com a pandemia, tivemos que nos reinventar com a 4ª edição do CNA Jovem. Fizemos todos os encontros de forma digital, usando tecnologias para contribuir com o desenvolvimento desses jovens. Conseguimos finalizar essa edição que durou 14 meses e quase 400 horas de oficinas e mentorias. Acredito que todo esse nosso esforço de adaptar toda a nossa estrutura para o formato online foi uma das melhores decisões." - Fernanda Nonato Bezerra, assessora técnica do Senar Central

Acolhimento mineiro

Nesta quinta-feira (23), a equipe seguiu para São Roque de Minas, onde irão visitar queijarias na região da Serra da Canastra até sexta-feira (24). No sábado (25), já em Varginha, eles irão conhecer fazendas produtoras de café, a Fundação Procafé e farão uma visita guiada ao Centro de Excelência em Cafeicultura do Sistema FAEMG, que está em construção.

“Esta é uma oportunidade de representantes de outros estados conhecerem a realidade de Minas Gerais. Estamos ainda mais felizes por termos dois mineiros. Isso mostra que o agro mineiro tem um futuro brilhante pela frente. Nessa passagem pelo estado, eles poderão conhecer um pouco mais do ‘gostinho’ de Minas e estamos os acolhendo como todo bom mineiro faz”, destacou a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema FAEMG, Liziana Rodrigues, que conduziu o evento de recepção da comitiva.

A equipe já passou pela Bahia e, após Minas, irá ao Pará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul e encerram a missão com uma visita à sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília em 5 de julho. A programação da missão técnica inclui visitas a propriedades rurais, agroindústrias e sindicatos rurais inovadores, trocas de experiências com os proprietários das fazendas, além de idas a empresas que se destacam pelo modelo de negócio e reuniões nas federações de agricultura e pecuária dos estados.

Campo Jovem

Vencedor mineiro, de Monte Alegre de Minas, Laerte Mendonça Neto foi um dos seis jovens a representar o estado. Em seu projeto premiado, Laerte buscou soluções para a baixa participação de jovens nos Sindicatos Rurais. Ele decidiu agir localmente, encarando o desafio em sua própria cidade e oferecendo aos jovens de Monte Alegre de Minas a possibilidade de uma vivência empresarial no Sindicato dos Produtores Rurais.

"A participação o programa começou em 2020, foram 14 meses de preparação e mais de 3.000 jovens inscritos e tivemos a felicidade de estar entre os cinco. Essa bagagem que a gente está ganhando agora, com essa missão técnica, está sendo formidável pela rede de contatos que a gente está fazendo e por poder conhecer diferentes regiões do país. Estou com a expectativa lá em cima para conhecer novas culturas e realidades de produtores de alimentos de diferentes regiões”.

Núcleo de Inteligência em Bioinsumos

“Represento o Núcleo de Inteligência em Bioinsumos, uma equipe de 8 membros. Nós recebemos um desafio do CNA Jovem para o uso de bioinsumos. Em um primeiro momento não entendíamos sobre o assunto. Então, conversamos com produtores, técnicos e provocamos o Sistema FAEMG, Embrapa, Epamig, Além do ex-ministro Alisson Paulinelli. Então, discutimos a necessidade do bioinsumos para levar ao produtor rural o conhecimento necessário sobre o assunto. Seguimos fortes com o nosso projeto e aproveito para agradecer por todo o apoio do Sistema FAEMG.” - Nayara Gonçalves

Saiba mais sobre o CNA Jovem!

Mineiros faturam prêmio Jovens Líderes do Agro

Jovens talentos mineiros se reúnem em BH

Palestras preparam talentos mineiros para próximos desafios

Conheça as propostas dos finalistas mineiros