Conheça o Sistema FAEMG

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.

Agronegócio em Minas Programas
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Programa vai premiar alunos em 5 de julho

PROGRAMA SEMEANDO
ESCRITO POR ASCOM, EM BELO HORIZONTE
23/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O desenvolvimento do agronegócio também passa pela conscientização sobre empreendedorismo, preservação ambiental e sustentabilidade. Para plantar a semente para a formação de futuros cidadãos cientes de tudo isso, o Sistema FAEMG e o Sebrae levaram o Programa Semeando para mais de 60 mil alunos de escolas municipais e estaduais de Minas Gerais. Para fechar esta primeira fase do programa, o Sistema FAEMG vai premiar, em 5 de julho, os vencedores do concurso cultural de desenho e redação proposto aos estudantes.

Quase 400 escolas abraçaram o Programa Semeando neste primeiro semestre em 192 municípios. Nesse período, 3.694 professores estimularam os estudantes a refletirem sobre a relação campo-cidade, a relevância do agro e a utilização adequada dos recursos naturais.

“Somos os representantes do homem do campo e formar o conhecimento sobre sustentabilidade e empreendedorismo e sobre as relações do meio urbano e rural é um passo para que estas sementes do futuro, nossas crianças e jovens, possam crescer e florir, garantindo um futuro para o agronegócio e a alimentação humana”, afirmou a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema FAEMG, Liziana Rodrigues.

O Semeando será desenvolvido até novembro deste ano e, na próxima semana, já é hora de conhecer os alunos e professores vencedores do concurso neste semestre. O tema da redação, para alunos do 4º e 5º ano, foi “Sustentabilidade e Empreendedorismo”; bem como para o concurso de desenho para crianças do 1º ao 3º ano. O 1º lugar do concurso de redação e o 1º lugar do concurso de desenho de cada uma das dez regionais do Sistema FAEMG receberão um tablet como prêmio.

“Estamos preparando uma solenidade à altura dos trabalhos recebidos.  Fizemos a avaliação de quase 700 trabalhos, entre desenhos e redações. Esperamos muita torcida, apitaço e boas vibrações das escolas no dia do evento”, contou a coordenadora do Programa Semeando, Michelle Camila de Paula.

Fazendo a diferença

Uma das ações de destaque foi a criação de bonecos do Torrãozinho, mascote que marcou uma geração inteira de meninos e meninas ensinando a cuidar da natureza e retornou com o Programa Semeando. O brinquedo foi parar nas mãos de educadores e alunos de três escolas rurais de Curvelo. A criatividade foi tanta que até ganhou homenagem do Sindicato de Produtores Rurais do município. Clique aqui e conheça mais sobre essa história.

A valorização do agronegócio e do homem do campo incentivou a participação da Escola Municipal João Carlos Salgado, do município de Cássia, onde estudam muitos alunos da zona rural.

“O empreendedorismo e a sustentabilidade tornaram-se imprescindíveis, especialmente neste momento em que estamos vivendo, com a pandemia. Inúmeras famílias têm passado dificuldades financeiras e, muitas vezes, precisam encontrar saídas para levar o sustento para casa. O Programa Semeando vem reforçar a formação de futuros cidadãos mais conscientes e que, consequentemente, tenham melhores oportunidades para suas famílias”, explicou a diretora da escola, Nelsimar Pedroso.

Semeando em números

63.084 alunos
386 escolas - 224 municipais e 162 estaduais
3.694 professores
192 municípios

Cerimônia de premiação Programa Semeando

Dia 5 de julho
Às 9h50
On-line no YouTube do Sistema FAEMG: 
https://www.youtube.com/watch?v=Z7QX0L47dMQ

Programa Semeando

O objetivo é levar a crianças e educadores a compreensão crítica e global sobre a importância do agronegócio e a relação campo-cidade. As ações são direcionadas a alunos e professores do Ensino Fundamental I. Juntos, eles são orientados para gerar valores e atitudes para que as crianças atuem com empreendedorismo no desenvolvimento de iniciativas coletivas locais e na conservação e utilização adequada dos recursos naturais, conscientes da importância da preservação ambiental, sustentabilidade do sistema e visão empreendedora.

O programa conta com o apoio das entidades cooperadas ao SENAR MINAS.

Saiba mais!

Instagram do Programa Semeando

Facebook do Programa Semeando

Programa Semeando retorna após pausa de dez anos