Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Reuniões de benchmarking na regional do Sistema Faemg Senar em Valadares

BENCHMARKING
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
08/12/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Reunião de benchmarking em Caratinga na última terça 

Benchmarking é uma análise estratégica comumente adotada por instituições e empresas para buscar referências de melhores práticas e competências de variados setores. No Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar, o fim do ano marca as reuniões de benchmarking que servem para avaliar os resultados dos produtores rurais assistidos nas variadas cadeias do ATeG.

Nesta quinta (08/12), produtores rurais ligados à cafeicultura se reunirão no Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga. Na ocasião, serão apresentados os resultados referentes a safra 2021/2022. “E podemos adiantar que os resultados comprovam a evolução dos produtores rurais no setor financeiro, gerencial e agronômico”, afirma o técnico de campo do ATeG Café + Forte, Geraldo Marques de Souza Júnior.

Na terça (06/12), outro grupo de cafeicultores participou de uma reunião de benchmarking, também em Caratinga (foto), com o técnico de campo Fernando de Jesus Cunha. “A participação do grupo foi muito boa e as famílias participaram em número expressivo. O benchmarking, serviu não só para divulgar os resultados dos indicadores econômicos do grupo da safra 2022, como também fazer a confraternização das famílias rurais, o que vem ao encontro a uma das premissas da metodologia do Sistema Faemg Senar, a Sucessão Familiar no Campo”.

Um dos supervisores do ATeG Café + Forte, Sebastião Brinate informou que somente os técnicos que são supervisionados por ele promoveram 9 reuniões de benchmarking. “As reuniões de benchmarking são muito importantes para o grupo, porque a gente tem todo um processo a ser seguido, onde é feito um diagnóstico produtivo, um planejamento que é feito todo ano com os produtores e a adoção de tecnologias e execução dos trabalhos planejados. E aí é muito importante que todo ano a gente tenha esse momento juntos aos produtores, para avaliar o que foi positivo e o que pode melhorar para o próximo ano”.

O técnico de campo Francy Santos

O técnico de campo Francy Santos que, recentemente, promoveu a sua reunião de benchmarking, na região de Água Boa, também para uma turma de cafeicultores, é supervisionado por Leandro Gonçalves Moreira. “Essas reuniões de benchmarking são muito importantes porque nelas apresentamos para os produtores rurais os indicadores e no ATeG são mais de 30. A gente destaca para eles a questão de renda, custo de produção e o que eles estão movimentando. Tudo isso serve para que eles tenham noção do que estão gastando para atividade para qual se propuseram e se está sendo viável ou não”, destacou Francy.

Reunião em Água Boa