Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Transparência
Compartilhe


Agro+Verde Cacau conquista prêmio de inovação climática

INAES
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM
09/12/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) recebeu, nesta segunda-feira (09), em Belo Horizonte, o Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação - Crise Climática pelo projeto “Agro + Verde Cacau”. A iniciativa, que conquistou o terceiro lugar entre 10 finalistas e 124 propostas de diferentes estados, capacita produtores rurais do Norte de Minas com foco na regularização ambiental das propriedades, conforme o Código Florestal, e na diversificação produtiva, recuperando áreas degradadas com o cultivo de cacau em consórcio com outras culturas frutíferas, como a banana.

Desenvolvido em parceria com a Cargill e os Sindicatos de Produtores Rurais da região, o projeto promove assistência técnica e gerencial, formação profissional rural e ações voltadas para o uso sustentável de propriedades rurais degradadas, alteradas ou com baixa produtividade. Durante os dois primeiros anos, o cacau será cultivado, principalmente, em consórcio com as áreas de banana já existentes. Com a conquista, o Inaes receberá um prêmio no valor de R$ 60.000,00 e a participação em um programa de aceleração promovido pelo BH-TEC.

O vice-presidente do Sistema Faemg Senar e presidente do Inaes, Renato Laguardia, participou da cerimônia e recebeu, em mãos, um certificado e um troféu em homenagem à iniciativa que promove um agro mais sustentável. "O projeto Agro + Verde Cacau traz esperança, dignidade e novas oportunidades para o Norte de Minas. É uma região rica em recursos naturais, mas historicamente vulnerável às crises climáticas e à escassez hídrica do nosso semiárido. E esse trabalho é possível graças à assistência técnica e gerencial do Senar, que também incentiva boas práticas agrícolas e ações sociais. O Norte de Minas tem um enorme potencial para desenvolver uma cadeia de valor associada ao cacau, gerando benefícios econômicos e sociais para inúmeras famílias. Este projeto fortalece um modelo de agricultura resiliente e sustentável, alinhado aos pilares econômico, social e ambiental que a crise climática exige. Essa conquista é um reconhecimento ao trabalho inovador do Inaes, do Sistema Faemg Senar e dos parceiros envolvidos, como a Cargill, que expandiu a experiência do Triângulo Mineiro para o Norte de Minas, o Sindicato de Janaúba, AbaNorte e a Unimontes", disse.

A cultura do cacau vem sendo estimulada entre os produtores no Norte de Minas
Palestra da Cargill durante Dia de Campo em Janaúba reuniu mais de 200 pessoas 

Sobre o prêmio 
A iniciativa, promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), reconhece projetos que mitigam os efeitos das mudanças climáticas em Minas Gerais por meio de soluções de impacto socioambiental positivo. 

Assista abaixo a cerimônia de premiação na ALMG: