Viver uma experiência única em roteiros turísticos preparados por profissionais capacitados e orientados para a realidade e valorização das características próprias da região. Essas são algumas das possibilidades de um dos segmentos do turismo que mais cresce no país: o turismo rural. Para articular ações integradas e desenvolver a região, o sistema Faemg leva o Programa Agente de Turismo Rural à região de Jaboticatubas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura
A turismóloga e instrutora Ana Edwiges, e a diretora de Cultura, Esporte e Turismo do município, Bebel Marques, visitaram vários lugares do município para levantar as potencialidades turísticas urbanas e rurais. O resultado foi apresentado na Associação de Turismo de São José da Serra para cerca de 30 comunidades.
“A região é repleta de cachoeiras, rios, cânions e outros atrativos naturais, colocando-a à frente de muitas outras. Mas a história, as etnias e os costumes, precisam ser mostrados, incluindo modos de cultivo, o sabor e o ‘jeitinho’ de produzir alimentos típicos. O diferencial está no turismo de base comunitária”, explicou a instrutora.
Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, o turismo rural apresenta crescimento anual de cerca de 10%, o que demonstra novo perfil e olhar do turista, que deseja ser protagonista da sua viagem e vivenciar a cultura, tradição e experiência dos destinos. Para os futuros alunos do programa, a certificação do programa servirá como ferramenta de geração de renda e qualidade de vida.
A próxima etapa é a seleção dos participantes para o treinamento gratuito, com duração de cerca de seis meses. Ao longo do programa, serão trabalhados temas como Segurança, Condução de Turistas, Roteirização, Meios de Hospedagem e Serviços de Alimentação e Comercialização de Produtos e Negócios. “Estou encantada com tudo que vi. Vai ser um programa e tanto”, completou a instrutora.
Resultados
Esta é a segunda vez que o programa é promovido no município. A primeira foi em 2019, com a participação de 12 pessoas. Segundo a agente de Desenvolvimento Rural pelo Sindicato, Cristiane Silva Guimarães, é gratificante ver os ex-alunos atuando na comunidade e colocando em prática todo o conhecimento que aprenderam. Muitas pousadas e áreas de camping mudaram o modo de ver o turismo, e a feirinha de São José da Serra foi reaberta. “Agora, o programa vai incluir também outros atores importantes na construção de um turismo consciente e sustentável. Muito feliz em levar mais esta oportunidade ao município”.