Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Cafeicultores da região de Passos dobram amostras para concurso

CUPPING ATEG CAFÉ+FORTE
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
20/09/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR
Amostras no aguardo do envio

Integrantes do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte, assistidos pela regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Passos, enviaram amostras de café para o 5º Cupping ATeG Café+Forte. O concurso elege os melhores cafés do programa e está no seu quinto ano consecutivo. É realizado conjuntamente com a Semana Internacional do Café (SIC), que acontecerá em novembro. A regional de passos enviou 374 amostras para o concurso, o dobro da quantidade de 2020. 

“O Cupping é uma oportunidade para o cafeicultor consagrar sua propriedade como produtora de cafés especiais. Porém, a cada ano, a concorrência é cada vez maior. Como esse ano dobramos o número de amostras na regional, pode ser uma oportunidade de vender os cafés com melhor preço, visto que essa é uma safra bem menor, muito prejudicada pela seca, geada, chuvas de granizo, preços altos de insumos, etc.”, disse Rodrigo Elias, supervisor do programa ATeG na região. 

Na área de atuação do também supervisor Marco Aurélio Gomes Schuffner, no Sul de Minas, o número de amostras encaminhadas foi menor, pois muitos produtores aproveitaram o preço do café nas cooperativas e comercializaram. “Na região da Mantiqueira o produtor valoriza muito a qualidade, nossos técnicos estão trabalhando para melhorar ainda mais esse quesito”.

Desde a sua primeira edição, em 2018, o concurso ressalta o reconhecimento do trabalho de produtores rurais, técnicos e supervisores de campo do programa. Junto com isso, a ação promove o mapeamento da qualidade dos grãos, de onde saem análises para direcionar e aprimorar o trabalho da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial. Esse resultado norteia todo o trabalho dos técnicos junto ao produtor, buscando alternativas que visem a melhoria da qualidade do café. É uma oportunidade também para buscarem mercados diferenciados, alinhando excelência produtiva, melhor gestão e remuneração.    

Participantes

Da área da regional de Passos concorrem ao 5º Cupping produtores dos municípios de:  São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas, Guaranésia, Campestre, Areado, Alterosa, Conceição Aparecida, Cabo Verde, Nova Resende, Bom Jesus da Penha, Muzambinho e Carmo do Rio Claro, Alfenas, Cabo Verde, Alpinópolis e Ibiraci. 

“Em 2020 tivemos resultados excelentes com os produtores atendidos pela nossa regional e o reconhecimento do trabalho do supervisor Rodrigo Elias. A expectativa é a mesma para 2021. A qualidade buscada pelos técnicos é muito importante para nortear o nosso trabalho, ainda mais nesse período em que a cafeicultura foi tão castigada com a seca e a geada. Outro fator importante é a tendência do mercado para cafés de qualidade e o ATeG busca atender esse mercado crescente”, analisou Rogger Miranda Coelho, gerente da Regional do Sistema FAEMG em Passos.