Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Eleição do INAES reforça gestão e amplia projetos

INAES
ESCRITO POR NATHÁLIA FERREIRA DE BELO HORIZONTE
11/11/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) realizou, nesta terça-feira (11/11), uma Assembleia Geral Extraordinária online com sócios fundadores e foram aprovadas por unanimidade a recondução de Renato José Laguardia de Oliveira ao cargo de presidente da Diretoria Executiva e a designação de Paulo Alves Cardoso, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Iraí de Minas, como vice-presidente. Os mandatos terão vigência de 29 de novembro de 2025 a 28 de novembro de 2029.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, responsável pela indicação da presidência do INAES, destacou o papel do Instituto como um dos principais instrumentos de fortalecimento do Sistema. “O INAES é uma turbina que impulsiona o nosso motor. Temos o potencial de ensinar, qualificar e treinar os nossos produtores, e o Instituto é um fator de potência nas nossas ações, seja na base, nos sindicatos ou em todas as instâncias do Sistema. Vamos seguir fortalecendo nossas relações, com mais diálogo e presença junto às nossas bases, para que o Sistema continue crescendo de forma unida e atuante”, afirmou.

Reconduzido à presidência, Renato Laguardia agradeceu a confiança e reforçou o propósito de seguir ampliando a atuação do Instituto. “Podem ter certeza de que vamos continuar trabalhando com dedicação para tornar o INAES cada vez mais forte e reconhecido. Nosso propósito é ser um verdadeiro braço de inovação e apoio aos sindicatos rurais, fortalecendo o Sistema como um todo. Contem conosco e com toda a equipe”, afirmou. Ele também agradeceu à vice-presidente que encerra seu mandato, Hilda Loschi, pelo trabalho desempenhado nos últimos quatro anos.

Durante a assembleia, também foi eleita a Comissão Eleitoral dos conselheiros fiscais, composta por Francisco Maurício Barbosa Simões, Silas Canedo e Adriano Duarte Persichini Cunha. Após a leitura e aprovação do regulamento eleitoral, foi eleita também a nova composição do Conselho Fiscal: Vinícius José Rios Rodrigues, Edberto José Zanon Rezende e Cleides Queiroz de Melo Junior (efetivos), além de Alexandre Aguiar Rocha, Eugênio Mendes Diniz e Osni Pessamilio (suplentes). O mandato também será de quatro anos, de 2025 a 2029.

Ao encerrar a reunião, Renato Laguardia reforçou a importância da união entre o INAES, o Sistema Faemg Senar e os sindicatos. “O INAES nasceu com a missão de ser um instituto forte, inovador e parceiro dos nossos sindicatos. Temos projetos importantes em andamento e vamos continuar crescendo com o apoio de todos. Que possamos divulgar esse trabalho, atrair mais parceiros e levar nossos resultados cada vez mais longe”, concluiu.

Trajetória e projetos de destaque

Fundado em 29 de novembro de 2007, o Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES) nasceu com o propósito de impulsionar a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento das ações do Sistema Faemg Senar. Ao longo de sua trajetória, o Instituto se consolidou como referência em gestão ambiental, eficiência produtiva e integração sindical, atuando como elo estratégico entre produtores rurais, setor público e iniciativa privada.

Entre as iniciativas em andamento, o projeto Agro + Verde, desenvolvido em parceria com a Cargill, promove a recuperação de áreas degradadas em propriedades rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Já são mais de 2 mil hectares em restauração. Além disso, avança em outra frente a implantação de 2900 hectares de cacau na região norte de Minas Gerais.

O Programa Compra Estratégica estimula compras coletivas de insumos agrícolas com apoio dos sindicatos rurais, gerando economia média de 11% aos participantes. O projeto já movimentou mais de R$ 2 milhões, fortalecendo o poder de negociação e a gestão das propriedades.

O Novo INAES representa um passo de reposicionamento institucional e inovação, com a construção do novo planejamento estratégico e o mapeamento do ecossistema de inovação. A iniciativa busca integrar ações e ampliar o alcance do Instituto nas políticas de sustentabilidade e desenvolvimento rural.

O Programa Produtor Responsável avança na criação de uma plataforma digital de conformidade e sustentabilidade, com ferramentas voltadas à gestão de riscos e à adequação ambiental das propriedades. A iniciativa inclui o uso de sensoriamento remoto para monitoramento de áreas de reserva legal, reforçando o compromisso do INAES com a governança e o compliance ambiental.

O gerente executivo do INAES, Bruno Rocha de Melo, destacou o papel dos sindicatos na condução das ações. “Temos reuniões frequentes para alinhar as iniciativas e repassar os projetos em andamento. Contamos com as opiniões e indicações dos nossos parceiros, porque eles são parte essencial do INAES. Nosso papel é filtrar, direcionar e agir. Podem ter certeza de que a nossa equipe está trabalhando com muita energia para fortalecer o Sistema como um todo”, afirmou.