Conheça o Sistema FAEMG

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.

Agronegócio em Minas Programas
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Sistema FAEMG Notícias - 4 de maio

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
04/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

 

Palestras para ABCZ Jovem na ExpoZebu

O tema 5G no Agro atraiu plateia lotada para o 13º Encontro Rural ABCZ Jovem, realizado dentro da Expozebu, em Uberaba, na manhã desta quarta (4/5).

A gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema FAEMG, Liziana Rodrigues foi uma das palestrantes do evento. Ela falou sobre sucessão no campo, e como as tecnologias têm favorecido a permanência dos jovens no agro, com geração de novas oportunidades de atuação e demanda por capacitação.

Leia tudo aqui: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/sistema-faemg-no-abcz-jovem 




 

Sistema FAEMG participa de Dia de Campo na ExpoZebu

Também na manhã desta quarta-feira (4), o Sistema FAEMG participou neste momento do Dia de Campo da ABCZ, realizado na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba. O tema foi Gestão e Sucessão no Campo, conduzido pela zootecnista e técnica de campo do Sistema FAEMG, Pércia Rocha, e o consultor de Agronegócios do Sebrae, Eduardo Ramos.

Estiveram presentes o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, e os gerentes regionais Caio Oliveira (Uberaba), Rodrigo da Silva Ferreira (Lavras) e Luiz Ronilson Paiva (Governador Valadares).

Leia tudo aqui: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/sistema-faemg-no-dia-de-campo-do-evento-em-uberaba 




 

Novos executivos sindicais

O Sistema FAEMG promove curso, em Belo Horizonte, para apresentar o funcionamento da organização e os produtos e serviços oferecidos aos produtores rurais. Participam da capacitação 28 funcionários de Sindicatos.


 

Progenética

A assessora econômica do Sistema FAEMG, Aline Veloso, participou hoje (4/5) de reunião do Grupo Coordenador do Programa Progenética e Profêmeas, dentro da Expozebu, em Uberaba. A abertura do encontro foi feita pelo presidente da ABCZ, Rivaldo Borges Jr. Também participaram os presidentes de associações promocionais, dentre eles,  o presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Corte do Sistema FAEMG, Nabih Amin El Aouar, da ACNB.

Um dos pontos abordados foi a tendência de abate de fêmeas, sinalizada pelo comparativo do abate de animais em 2021 e o primeiro trimestre de 2022, segundo dados do IMA. O movimento reflete a situação dos custos de produção. Outro ponto importante foi a participação do rebanho mineiro no total do país. Em novembro de 2021, o estado contou com mais de* 25 milhões de cabeças, segundo o IMA.

“Outro destaque da reunião foi a apresentação dos resultados do Programa obtidos com a realização de eventos presenciais e virtuais e as parcerias locais com objetivo de levar melhoramento genético aos produtores rurais . A projeção para 2022 mostra forte retomada e o otimismo do setor com o retorno dos eventos presenciais, com um volume realmente significativo de fechamento de negócios e, consequentemente, transferência de tecnologia (animais melhoradores) no campo – Aline Veloso, assessora econômica do Sistema FAEMG.

Os resultados do programa serão pauta da próxima reunião da CTPec Corte Sistema FAEMG e articulação para promoção do Programa junto aos produtores e Sindicatos para viabilizar e parceria para os eventos locais.


 

Lançamento Expomontes

A 48ª Exposição Agropecuária de Montes Claros foi lançada nesta semana. O evento volta a ser realizado presencialmente após dois anos, em função da pandemia de covid-19. A Expomontes será de 1º a 10 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde. 

O gerente regional do Sistema FAEMG, Dirceu Martins, participou da solenidade ao lado do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, José Avelino Neto, entidade que é parceira na promoção da Expomontes. A edição deste ano contará com capacitações para os produtores rurais e estande do Sistema FAEMG durante todos os dias do evento. A grade de cursos ofertados será divulgada em breve.

Saiba mais: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/sistema-faemg-no-lancamento-da-expomontes


 

Ciclo de cana 2022/23 pode ser melhor

Os problemas climáticos ao longo da safra 2021/22 prejudicaram a produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais. O estado esmagou 63,9 milhões de toneladas, volume 9,4% menor. No mercado de açúcar, as exportações mineiras recuaram 8,7% na safra, diante da restrição de disponibilidade do produto. A demanda por etanol no Brasil segue pressionada com o indicador médio de paridade de 73%, compensando o abastecimento com gasolina, mesmo alcançando preços mais elevados. Em relação à remuneração ao produtor, o valor médio do ATR para a safra 2021/22 foi recorde de 146,93 kg de ATR/t de cana, mas, apesar do alto valor pago, os custos de produção também dispararam, alcançando percentuais acima de 200% em alguns insumos. Por fim, a expectativa para o ciclo 2022/23 é de uma melhor safra, com estimativa de moagem em torno de 67 milhões de toneladas e um direcionamento ainda maior para o açúcar.

“É esperada a nova safra de cana-de-açúcar em Minas Gerais mais açucareira, dada condições do mercado favoráveis ao adoçante. A safra, que iniciou em abril, tem respondido a contento principalmente com clima propicio para o cultivo, colheita e processamento.” - Ana Carolina Alves Gomes, Analista de Agronegócios do Sistema FAEMG

Leia a notícia completa aqui: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/previsao-de-aumento-na-safra-2022-2023

Leia o Informe do Mercado Agropecuário de Cana-de-Açúcar aqui: http://www.sistemafaemg.org.br/Content/uploads/agronegocio-secoes/CcWN1651607828321.pdf 



 

Visita ao Sistema FAEMG

Alunos da Escola Politécnica de Zurich visitaram o Sistema FAEMG e foram recepcionados pela superintendente do Inaes, Silvana Novais, e pelo gerente de Agronegócios, Caio Coimbra. O motivo da visita foi aumentar o conhecimento sobre o agronegócio mineiro.