Veja todas as fotos do Sistema FAEMG na ExpoZebu aqui!
O Sistema FAEMG está participando dos Dias de Campo promovidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), durante a 87ª ExpoZebu, em Uberaba. O evento começou nesta quarta-feira (4) e segue até amanhã (5), com seis estações instaladas na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior. O tema da estação do Sistema FAEMG é “Gestão e Sucessão no Campo”, conduzido pela zootecnista e técnica de campo, Pércia Rocha, em parceria com o consultor de Agronegócios do Sebrae, Eduardo Luiz Alves Ramos.
“Além de produtores rurais e profissionais do setor, estamos recebendo aqui muitos estudantes e filhos de produtores que precisam conhecer, desde já, a importância da gestão na propriedade para obtenção de bons resultados. O evento é uma oportunidade para que o público desperte a atenção para temas que são essenciais para o desenvolvimento do agronegócio”, disse o gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira.
O primeiro dia do evento também contou com as presenças do superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, e os gerentes regionais Rodrigo da Silva Ferreira (Lavras) e Luiz Ronilson Paiva (Governador Valadares). Os interessados em participar do Dia de Campo nesta quinta-feira (5), que ocorre das 8h às 16h, podem se inscrever no local do evento.
Gestão no Campo
A gestão da propriedade rural não é um “bicho de sete cabeças”. Esta foi uma das mensagens repassadas pela palestrante Pércia Rocha, do Sistema FAEMG, durante o Dia de Campo. “O produtor precisa começar a enxergar a atividade rural como uma empresa. E a gestão está aí para ser uma ferramenta no dia a dia, ajudando nas tomadas de decisão”, afirmou.
De acordo com ela, hábitos como as anotações, por exemplo, são fundamentais para o produtor saber se a atividade está sendo rentável ou não, se ele tem potencial para melhorias nas instalações e melhoramento do rebanho. “Tudo isso a gente descobre por meio da gestão. E o Sistema FAEMG está aqui para caminhar junto com o produtor, inclusive neste aspecto, com os nossos programas de assistência”, finalizou.
As outras estações do Dia de Campo são: Estação 02 - ABCZ/Premix, com o tema “Zebu: Carne de qualidade”; Estação 03 - Ubyfol/Epamig, sobre “Manejo de pastagem com adubação complementar”; Estação 04 - Embrapa/Agrosol, com o tema “Apresentação de novas cultivares para pastagem”; Estação 05 - Mosaic/Agronelli, com o tema “Manejo e recuperação do solo”; e Estação 06 - Banco do Brasil/Emater-MG, sobre “Crédito rural”.
Avaliações
“Foi uma honra participar desse Dia de Campo. As palestras são muito sensíveis à nossa área e acredito que vai ajudar bastante na nossa formação”, José Arthur Alves Souto, estudante de Técnica em Agropecuária.
“Como técnico da área, sabemos da importância deste tema. Uma série de questões citadas aqui, nós vemos diariamente no campo. Valeu demais participar”, Nelson Ciabotti, zootecnista.
“Achei muito bom, principalmente porque fui assistida pela Pércia no Projeto FIP Paisagens Rurais, em Campo Florido, e aprendi muito com ela. Várias coisas eu não anotava, de gastos pequenos, e agora vi como é importante para gerenciar a propriedade”, Edneia Dalvina dos Santos, produtora de leite, que participou do evento junto com o marido Maurício da Costa.