Compartilhe


Sistema Faemg Senar articula parceria para uso de drones

TECNOLOGIA NO CAMPO
ESCRITO POR ASCOM
22/12/2025 . SISTEMA FAEMG

Dirigentes do Sistema Faemg Senar e o subsecretário de Desenvolvimento Rural do Espírito Santo, Michel Tesch, participaram, nesta segunda-feira (22), de uma reunião com representantes da Agridrones, empresa que representa, no Brasil, a chinesa DJI, maior fabricante de drones do mundo.

O encontro, realizado de forma híbrida, teve como objetivo discutir parcerias e ações voltadas à disseminação e ao fortalecimento da tecnologia no campo.

Para o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, a parceria precisa estar alinhada à realidade. “A ideia é levar tecnologia adequada ao nosso público, criando possibilidades para pequenos e médios produtores rurais”.

O CEO da Agridrones, Valdicimar Mattusoch, ressaltou o impacto social da tecnologia. “O uso de drones tem gerado efeitos positivos no meio rural, estimulando filhos de produtores a retornarem às propriedades e transformando a realidade de pequenos agricultores. Essas inovações abrem novas possibilidades de mudança no campo”, afirmou.

Parceria
O vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar e presidente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), Renato Laguardia, explicou que a reunião dá continuidade ao relacionamento iniciado durante visita à fábrica da DJI, em Shenzhen, na China, em missão realizada em parceria com a Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF).

“Tivemos um contato muito positivo com os dirigentes da empresa, que destacaram o Brasil como o maior comprador de drones agrícolas do mundo. Apresentamos o trabalho do Sistema Faemg Senar, especialmente na capacitação de produtores rurais, e manifestamos interesse em firmar parcerias, inclusive com cessão ou comodato de drones, para ampliar ainda mais a qualificação no campo. Essa agenda é fruto dessa visita e pode gerar novas ações, com o apoio do Senar”, avaliou.

Uso de drones pelo Sistema Faemg Senar
O Sistema Faemg Senar oferece cursos de Operação Básica de Drones, Mapeamento e Interpretação de Imagens Agronômicas e Aplicação de Defensivos Agrícolas por pulverização com drones, voltados a produtores e trabalhadores rurais de diversas regiões de Minas Gerais.

A utilização da tecnologia promove atividades mais eficientes no campo já que facilita o trabalho e permite o uso mais sustentável dos insumos.
Somente no Norte de Minas, até setembro deste ano, mais de 500 produtores rurais participaram de uma das modalidades dos cursos oferecidos pelo Sistema Faemg Senar. O número representa um crescimento de 12% em relação a todo o volume registrado em 2024.

Presenças

Também participaram da reunião o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior; o superintendente de Finanças, Adriano Cunha; o gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha; o gerente da Gerência de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães; o gerente da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial, Wender Borges; o gerente de Agronegócios, Rafael Rocha, e o gerente comercial da Agridrones Arthur Costa Gomes Fernandes.