Integrantes da Comissão Técnica de Grãos do Sistema Faemg se reuniram hoje, 5, na sede da Federação, em Belo Horizonte, para discutir questões de interesse do setor. O primeiro encontro presencial do grupo tem importância estratégica para definição do posicionamento dos produtores rurais do segmento em relação a temas como segurança no campo, obrigatoriedade do uso de tratores cabinados para aplicação de agroquímicos nas lavouras, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 31 (NR-31), zoneamento agrícola de risco climático, entre outros assuntos.
O presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo, abriu a reunião destacando a abertura ao diálogo e a necessidade da união dos produtores rurais mineiros para o avanço do agronegócio como um todo. “Quero reafirmar para todos aqui presentes que essa casa é nossa e existe para ajudar e dialogar com todo o setor, de forma igualitária. Queremos aprender com a experiência de vocês, que são de uma cadeia produtiva com grande potencial e que tem crescido muito. E não dá para continuar crescendo, seja em Minas ou no Brasil, sem um direcionamento político bem definido. Por isso a importância dessa Comissão, que traz uma forte contribuição política aliada ao conhecimento técnico”, destacou.
Para o presidente da Comissão Técnica – CT de Grãos, Wilson José Valentini, a ideia é mostrar a todos os participantes quais são os setores e os trabalhos desenvolvidos dentro da sede do Sistema Faemg para que os produtores de grãos reconheçam a instituição como uma grande defensora de seus interesses. “Não temos somente a intenção de discutir encaminhamentos técnicos da cadeia produtiva, porque já ocupamos um patamar muito representativo nesse aspecto. Por isso, atuamos fortemente na esfera política, no sentido de cobrar mudanças e fortalecer a Faemg como nossa representante dentro do estado de Minas Geras”, concluiu.