Nesta quarta (14/12), foi realizada mais uma edição da reunião da Comissão Técnica de Grãos do Sistema Faemg Senar, tendo como pautas principais a discussão da cadeia de grãos e o calendário para o próximo ano. Participaram o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, o vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, o presidente da Comissão Técnica de Grãos, Wilson Valentini, o gerente de Agronegócios, Caio Coimbra, e demais integrantes da Comissão Técnica.
Para Ebinho Bernardes, a reunião foi uma oportunidade importante para sugerir novas propostas e apresentar, aos produtores, os trabalhos realizados pelo Sistema. “Por meio das ações da diretoria, conseguimos um relacionamento com o governo e a assembleia, debatemos leis que podem prejudicar o setor e buscamos maior integração com outras entidades do setor produtivo. Essa reunião, sem dúvidas, foi o momento para mostrar como as nossas pautas já estão adiantadas. Inclusive, o nosso plano é que consigamos ter seis reuniões da comissão ao longo de 2023, para discutir minuciosamente todas as demandas”.
Wilson Valentini falou sobre os desafios e oportunidades, destacando a força do setor em Minas. “A agricultura do nosso estado tem uma participação muito importante no PIB e, por isso, nós queremos crescer cada vez mais, melhorando a produtividade por meio da irrigação e tecnologia. Já sabemos que a demanda para o próximo ano será grande e, com ela, aumenta, também, o nosso compromisso, a esperança e a dedicação pela nossa causa”.
Outro assunto amplamente discutido na reunião foi a possibilidade de exportação por meio da diversificação no portfólio de grãos como o feijão-caupi e o amendoim. “Além desta diversificação, vale lembrar que a China abriu mercado para esses produtos, o que torna altamente rentável a exportação, uma vez que o país é um potencial grande consumidor. Com isso, ganha o estado e o produtor”, avaliou o gerente de agronegócios do Sistema Faemg Senar, Caio Coimbra.