Compartilhe

Diário Sistema FAEMG - edição 4 de maio

NOTÍCIA
ESCRITO POR ASCOM
04/05/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

SIT 2021

A REINVENÇÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA


O presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/ Sindicatos, Roberto Simões, e o superintendente do SENAR Minas, Christiano Nascif, participaram da abertura da 13 ª Semana de Integração Tecnológica (SIT), da Embrapa Milho e Sorgo. Para Roberto Simões, a tecnologia e a inovação são importantes para a transformação do Brasil em um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.


Com apresentações no Seminário “Cadeia Produtiva do Leite: Desafios e Oportunidades”, Christiano Nascif e o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, falaram sobre indicadores técnicos e econômicos da atividade. Nascif comparou o trabalho do pecuarista que busca o lucro sustentável à estratégia de um técnico de futebol que opta por uma tática bem-sucedida na partida.


MELHOR ÉPOCA PARA SORGO

Equipe do Sistema FAEMG/SENAR/INAES participou da Validação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático - ZARC, para a Cultura do Sorgo Forrageiro (silagem), promovida pela EMBRAPA. Essa metodologia avalia as condições de clima, solo e cultivar, para propor as melhores épocas de plantio para a cultura com menores riscos de perdas. 

“Para o produtor rural, fazer o cultivo dentro do recomendado pelo ZARC é correr menos riscos de perda para a sua lavoura. Ele também segue a legislação e garante que o seguro agrícola cubra eventual frustração de safra, reduzindo os danos econômicos.”
Caio Coimbra, analista de Agronegócios do Sistema FAEMG

INSUMOS PARA AVICULTURA

O milho está caro e ligou a luz amarela do setor produtivo avícola (corte e postura). Tanto que a conjuntura do abastecimento e preços do grão e da soja para o setor em Minas Gerais foram tema de reunião da Avimig, que teve a participação de equipe do Sistema FAEMG/SENAR/INAES; da secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini  e equipe, e de representantes da SINPAMIG e de agroindústrias associadas à Avimig.

No debate, o abastecimento dos insumos para a alimentação das aves e seus custos foram destaque. Também foi levantada a possibilidade de ações do Ministério da Agricultura para a melhoria da situação. Políticas públicas, com ação emergencial e de médio/longo prazo para incentivo à produção de milho e sorgo para atender ao mercado interno; recursos e alteração de diretrizes para programa venda em balcão da CONAB (para atender a pecuaristas e melhor porte e agricultura familiar), linha de crédito para agroindústria -  para capital de giro – poderiam ajudar. Esforços de estados e demais parceiros também foram apresentados. 

“Um dos encaminhamentos foi a possibilidade de verificação e novos estudos com a Epamig e a Embrapa para  pesquisas e tecnologias relacionadas à substituição da alimentação animal, a viabilidade. Incentivar a produção de grãos perto de agroindústrias, parcerias com produtores de grãos e compras coletivas foram outras estratégias sugeridas.”

Aline Veloso, gerente Técnica do Sistema FAEMG

 

ESTRATÉGIAS PARA O AGRO.BR

As ações desenvolvidas com os produtores rurais que aderiram ao Projeto AGRO.BR, voltado para a exportação de produtos do agronegócio, foram apresentadas pelo dedicado a Minas Gerais, Ricardo Abreu. Na reunião, foram traçadas estratégias voltadas àqueles que estão com os termos de adesão confirmados. Entre este mês e junho, deverão ser organizados workshops, por cadeias produtivas, para tirar dúvidas sobre o processo de exportação. Também estão sendo articuladas ações para o “projeto-piloto ATeG/AGRO.BR” na cadeia de apicultura, com o foco no Norte de Minas. E um cupping de cafeicultores que participam do projeto está sendo preparado, junto com CNA, para a SIC 2021.

“Os produtores que se inscreveram e ainda não estão com os termos de adesão finalizados e confirmados precisam entrar em contato para as providências e orientações.”
Ricardo Abreu, consultor para o AGRO.BR em Minas

AULAS VIRTUAIS AO VIVO

As novas aulas virtuais ao vivo (AVV) do SENAR Minas contemplam as mais diversas área. Veja: http://www.senarminas.org.br/noticias/veja-as-novas-aulas-virtuais-ao-vivo

AGENDA

QUARTA-FEIRA – 5/5/2021

9h – Treinamento NR-31 – superintendente do Inaes, Silvana Coimbra e equipes da GTEC e GMAM (on-line)

9h – 19ª Reunião Ordinária da Unidade Regional Colegiada Central Metropolitana (URC/CM) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) (on-line)

9h – Reunião do comitê de SSO do território Rio Doce Oeste (on-line)

9h – Reunião do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG (on-line)

9h30 – Seminário para debater desafios na armazenagem agrícola (on-line)

10h – Reunião sobre plataforma e indicadores – presidente do Sistema  FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Roberto Simões; superintendentes Altino Rodrigues Neto, Silvana Novais e Silas Canedo e equipes (on-line)

10h – Reunião sobre Palma Forrageira  na alimentação humana (on-line)

14h – 2ª Reunião extraordinária do Pró - Genética e Pró – Fêmeas (on-line)

14h – Reunião de Alinhamento – Programa Superação Brumadinho (on-line)

16h – Reunião do Conselho de Administração do IEF (on-line)