Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Diário Sistema FAEMG - edição 16 de setembro

NOTÍCIA
ESCRITO POR ASCOM
16/09/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

VAGAS PARA O CENTRO DE EXCELÊNCIA EM CAFEICULTURA 

O Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha, está com vagas abertas. Os processos seletivos foram iniciados pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES para a contratação de engenheiros agrônomos, administradores rurais e gestores de agronegócios, que tenham especializações na área acadêmica e em práticas de campo. As primeiras oportunidades são para cargos de diretor e de técnico de negócios. O Centro de Excelência deve gerar 50 vagas nas áreas de administração, pedagogia, agronegócio e infraestrutura.

 


MUNDIAL DE QUEIJOS – MINEIROS SÃO CAMPEÕES EM MEDALHAS

Mais uma vez, os queijos de Minas Gerais foram destaque no Concurso Mundial de Queijos, promovido no Parc Expo Tours, na França. No total, 940 queijos de 46 países participaram do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers de Tours. Destes,183 são de 57 produtores brasileiros, que garantiram 57 medalhas ao país. Destas, 40 foram de mineiros. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES foi precursor para o estímulo da participação dos queijos artesanais de Minas Gerais no concurso, em 2017.

 

 

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS – EM EVOLUÇÃO

A última reunião do Fórum de Indicações Geográficas (IGs) de Minas Gerais apontou para a evolução dos trabalhos. Um dos avanços foi na programação do Seminário Estadual de Indicações Geográficas a ser realizado em 2022. Também foram elaboradas proposições para as Governanças que têm as IGs registradas. Ainda foi apresentado o retorno do ofício encaminhado pelo Fórum ao INPI sobre registro de marcas e proteção das IGs registradas.

“As instituições participantes, entre as quais está o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, estão preparando material para divulgação sobre o tema, de modo a ampliar o conhecimento da população e gerar entendimento e valorização de produtos com a insígnia da IG. Por outro lado, para também estimular os produtores, instituições, governanças a identificarem produtos com potencial registro de IG.”
Aline Veloso, gerente Técnica do Sistema FAEMG
 

APICULTURA TIPO EXPORTAÇÃO

Em mais uma frente de atuação do Programa Agro.BR com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, foi promovida reunião com participantes de agroindústrias da apicultura, para discutir as ações e otimizar rodadas de negócios e início das exportações por parte de produtores mineiros de mel e derivados. Inclusive, surgiu a demanda por ATeG na apicultura em duas novas localidades, nas regiões de Caeté e de Bambuí, que teriam potencial para atendimento de cerca de 1.000 apicultores. 

“O Agro.BR é mais uma ação do Sistema CNA/Sistema FAEMG, com o objetivo de organizar e aumentar os números de empresários rurais mineiros que conseguem incrementar seus ganhos a partir da venda para outros países.”
Wallisson Lara, analista de Agronegócios do Sistema FAEMG

AGROFUTURE SUMMIT

Em outubro, acontecerá um dos maiores eventos de tecnologia para o agronegócio, o AgroFuture Summit!
O evento será gratuito e 100% on-line. Serão três dias de muito conhecimento em que serão abordados diferentes assuntos, técnicas e experiências de inovações para o agronegócio. Grandes especialistas do Brasil e exterior farão parte do encontro, trazendo temas que farão a diferença no setor.
O encontro espera reunir, virtualmente, mais de 15 mil pessoas, entre produtores rurais e representantes de cooperativas, sindicatos dos produtores rurais, indústrias de processamento, empresas de distribuição e serviços, indústria de insumos e equipamentos, empresas de tecnologia, universidades, centros de pesquisa, além de estudantes e empreendedores.

Saiba mais: http://www.sistemafaemg.org.br/inaes/projetos/agro-future-summit 

 

AFLUENTES DO ALTO SÃO FRANCISCO

Será realizada, em 20 de setembro de 2021, às 14h, a Reunião Setorial para o enquadramento dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco, com os representantes da indústria, mineração e agropecuária. 
Saiba mais:
http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/enquadramento-afluentes-do-alto-sao-francisco

 

17/9 (SEXTA-FEIRA)
9h - Seminário final do projeto ICAT Brasil (On-line)
11h às 12h30 - Reunião para Apresentação e Divulgação da Consulta Pública do ABC+ (On-line)
14h - Reunião GMAM e SEAPA sobre Decretos (On-line)
15h às 17h - Monitor de Seguro Rural – (MAPA) (On-line)
15h - Encerramento da 8ª Semana da Saúde/ 2ª SIPAT (On-line)