Compartilhe


1ª reunião da nova diretoria debate cenário político

REUNIÃO DA DIRETORIA
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
12/12/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Primeira reunião da nova diretoria do Sistema Faemg Senar

A nova diretoria do Sistema Faemg Senar realizou, nesta sexta-feira (12), na sede da instituição em Belo Horizonte, a primeira reunião de trabalho após a eleição. O encontro teve como objetivo alinhar ações estratégicas, apresentar os resultados de 2025 e discutir caminhos para ampliar a representatividade do setor agropecuário nas esferas estadual e nacional.

Durante a reunião, foram apresentados aos novos vice-presidentes os principais projetos e ações desenvolvidas pela instituição no último ano. O deputado federal Zé Vítor (PL-MG) foi convidado para expor o atual cenário político e os desafios previstos para os próximos anos. Com atuação central no agronegócio, o parlamentar ressaltou a importância de manter o setor mobilizado diante de pautas que impactam diretamente a produção rural.

Zé Vítor destacou a importância de manter a mobilização diante de pautas que impactam diretamente a produção rural

“Participamos da elaboração de normas como a Lei Geral de Licenciamento Ambiental, defendemos marcos técnicos importantes, como a legislação de cultivares, e buscamos segurança jurídica para temas fundamentais, como fertilizantes e tributação. Muitas dessas conquistas só avançaram porque o setor esteve unido e bem articulado”, afirmou Zé Vítor.

Os vice-presidentes, representantes de todas as regiões de Minas Gerais, tiveram espaço para tirar dúvidas com o deputado e apresentar demandas específicas de suas regiões. Estiveram presentes o vice-presidente-secretário, Ebinho Bernardes; o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia; o assessor da diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu); e gestores do Sistema Faemg Senar.

O presidente Antônio de Salvo destacou que Minas Gerais terá papel estratégico nas eleições federais de 2026 e reforçou que a união do setor será determinante para garantir que as pautas do agro continuem avançando no país.

“União do setor será determinante para garantir que as pautas do agro continuem avançando”, Antônio de Salvo

Ações institucionais

Entre as iniciativas da instituição ao longo de 2025, a participação do Sistema na COP 30 foi destacada como um marco importante para o posicionamento do agro mineiro e brasileiro na esfera global.

“A CNA, em parceria com o Sebrae e a Embrapa Amazônia Oriental, inaugurou a AgriZone e, pela primeira vez, a nossa agropecuária ganhou um espaço próprio de discussão na COP. Deixamos de ser apontados como parte do problema climático global, um resultado que demonstra maturidade, organização e união do setor”, afirmou.

De Salvo também reforçou o impacto de programas como o Saúde Itinerante, realizado em parceria com o Hospital de Amor, e a importância de uma atenção redobrada ao cenário político em 2026 para assegurar novos avanços.