O Sistema Faemg Senar participou, nesta terça-feira (5/8), do 2º Seminário de Gestores da Agropecuária, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). O evento foi realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e reuniu mais de 700 participantes, entre servidores públicos, prefeitos e secretários municipais de Agricultura de diversas regiões do estado.
Durante a abertura, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, falou sobre a responsabilidade do setor agropecuário diante do atual cenário político e econômico. “Vivemos um momento delicado no Brasil. E cabe a nós, como Minas já fez, decidir de que lado estamos: se queremos seguir com desenvolvimento, segurança, saúde e qualidade de vida para todos, ou se vamos ceder a um caminho que não interessa ao país”, afirmou.
Ele também ressaltou o desempenho do agro mineiro no cenário internacional. “Só neste ano, aumentamos em 18% as exportações em relação ao ano passado. Vamos seguir fazendo a nossa parte”, completou.
O governador Romeu Zema destacou a importância de ouvir o setor produtivo nas tomadas de decisão. “Um dos grandes problemas da gestão pública é esse: um burocrata tira da cartola uma lei ou regulamento sem consultar quem realmente produz. Boa intenção não resolve problema, pode, inclusive, criar dificuldades e impor obstáculos à vida de quem trabalha no campo.”
Entrega simbólica
A abertura contou com a entrega simbólica do título de Regularização de Propriedade Rural de número 10 mil à produtora Ana Lúcia Gomes, de 63 anos, moradora do distrito de São João da Chapada, no município de Diamantina. Com o título em mãos, o produtor passa a ter acesso a diversas políticas públicas, especialmente o crédito rural, fundamental para investimentos na propriedade e melhorias na produtividade.
Parceria
O secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, destacou a importância da cooperação entre o governo estadual e as prefeituras. “Este seminário reforça a importância da interação com os municípios. Só assim avançamos no fortalecimento do agronegócio mineiro e na geração de emprego e renda no campo”, afirmou.
Na ocasião, também foi realizada a entrega simbólica ao presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão Ferreira, de kits de irrigação que estão sendo distribuídos para municípios mineiros.