O Sistema Faemg está no X Congresso de Palma e Cochonilha, que acontece em João Pessoa, na Paraíba. O presidente da entidade, Antônio de Salvo, e o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, participaram da abertura do Congresso. Junto a eles, também estão gerentes e analistas envolvidos com tecnologias para melhorar a vida do produtor rural do semiárido mineiro.
O evento foi ansiosamente aguardado pelo grupo de 48 pessoas que compõe a comitiva do Sistema Faemg. Eles são técnicos de campo, supervisores, mobilizadores e representantes de sindicatos, instrutores e produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Além de participar das palestras e atividades do congresso, eles visitarão a Fazenda Riacho do Navio, em Campina Grande, e a Fazenda Carnaúba, em Taperoá.
“A presença do Sistema Faemg nesse congresso é muito importante para Minas Gerais, tanto para o Jequitinhonha quanto paro Norte de Minas. É uma opção muito boa para suplementar os nossos animais no período seco, que é muito constante nessas regiões. Conhecemos, por exemplo, uma ‘máquina forrageira’, capaz de colher a planta e direcioná-la já para dentro de um vagão. Certamente, vamos ter um futuro muito próximo com a disponibilidade do equipamento, para que a gente possa potencializar o trato dos animais na estiagem”, analisou o presidente Antônio de Salvo.
O gerente regional do Sistema Faemg em Araçuaí, Luiz Rodolfo Quaresma, conta que o objetivo é adquirir ainda mais conhecimento para fomentar a cultura da palma forrageira no estado de Minas Gerais. “Trouxemos representantes de 27 municípios do estado, das regiões Norte e Vale do Jequitinhonha para potencializar o uso dessa próxima grande cultura de uso no agronegócio”, disse.
X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha
Os temas abordados no Congresso estão divididos em categorias, como: Cacto, Caracterização bioquímica e uso farmacêutico, Ecofisiologia das cactáceas, Forragem e energia, Pragas e doenças, Produção de frutas, Recursos genéticos e Uso agroindustrial. Além disso, faz parte do escopo da programação uma viagem de campo, que consiste na visitação de fazendas referência em Capim Grosso.
A organização é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PB), em parceria com a Sociedade Internacional de Ciência Hortícola (ISHS) e da Rede de Cooperação Técnica Internacional sobre a Palma da FAO-ICARDA.