Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sistema Faemg no X Congresso de Palma e Cochonilha

PALMA FORRAGEIRA
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
28/09/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sistema Faemg está no X Congresso de Palma e Cochonilha, que acontece em João Pessoa, na Paraíba. O presidente da entidade, Antônio de Salvo, e o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, participaram da abertura do Congresso. Junto a eles, também estão gerentes e analistas envolvidos com tecnologias para melhorar a vida do produtor rural do semiárido mineiro.

Antônio de Salvo com o presidente da Federação da Paraíba, Mário Borba. À esquerda, o gerente regional Dirceu Martins e, à direita, o gerente regional Luiz Rodolfo Quaresma

O evento foi ansiosamente aguardado pelo grupo de 48 pessoas que compõe a comitiva do Sistema Faemg. Eles são técnicos de campo, supervisores, mobilizadores e representantes de sindicatos, instrutores e produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Além de participar das palestras e atividades do congresso, eles visitarão a Fazenda Riacho do Navio, em Campina Grande, e a Fazenda Carnaúba, em Taperoá.

“A presença do Sistema Faemg nesse congresso é muito importante para Minas Gerais, tanto para o Jequitinhonha quanto paro Norte de Minas. É uma opção muito boa para suplementar os nossos animais no período seco, que é muito constante nessas regiões. Conhecemos, por exemplo, uma ‘máquina forrageira’, capaz de colher a planta e direcioná-la já para dentro de um vagão. Certamente, vamos ter um futuro muito próximo com a disponibilidade do equipamento, para que a gente possa potencializar o trato dos animais na estiagem”, analisou o presidente Antônio de Salvo.

Comitiva do Sistema Faemg - ao centro, o presidente Antônio de Salvo e o presidente da CNA, João Martins

O gerente regional do Sistema Faemg em Araçuaí, Luiz Rodolfo Quaresma, conta que o objetivo é adquirir ainda mais conhecimento para fomentar a cultura da palma forrageira no estado de Minas Gerais. “Trouxemos representantes de 27 municípios do estado, das regiões Norte e Vale do Jequitinhonha para potencializar o uso dessa próxima grande cultura de uso no agronegócio”, disse.

X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha

Os temas abordados no Congresso estão divididos em categorias, como: Cacto, Caracterização bioquímica e uso farmacêutico, Ecofisiologia das cactáceas, Forragem e energia, Pragas e doenças, Produção de frutas, Recursos genéticos e Uso agroindustrial. Além disso, faz parte do escopo da programação uma viagem de campo, que consiste na visitação de fazendas referência em Capim Grosso.

Uma das fazendas-modelo que receberão as visitas técnicas

A organização é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PB), em parceria com a Sociedade Internacional de Ciência Hortícola (ISHS) e da Rede de Cooperação Técnica Internacional sobre a Palma da FAO-ICARDA.