Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Diretor-geral do Senar defende integração entre ciência e campo

SEMANA DO FAZENDEIRO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
15/07/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

A 95ª Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi aberta, nessa segunda-feira (14/7), com uma palestra magna de Daniel Carrara, diretor-geral do Senar, que defendeu a importância da aproximação entre a academia e o campo e a relevância do trabalho dos técnicos junto aos produtores para difusão do conhecimento na prática.

 Palestra magna de Daniel Carrara, diretor-geral do Senar

Na oportunidade, Carrara traçou um panorama da atuação do Senar em todo o Brasil e mostrou o papel da entidade no tema central da Semana: Plantando o Futuro: Ciência e Inovação na Produção, Proteção e Uso Sustentável das Florestas.

Ele destacou que o desafio é transformar a floresta em uma fonte de renda sustentável. “Manter floresta sem renda é inviável. Precisamos encontrar formas de usar esse território em favor do produtor rural”.

Carrara lembrou que o Senar capacita 1 milhão de pessoas por ano e tem a meta de incluir 100 mil produtores anualmente em seu programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Ele defendeu que os pesquisadores e a academia precisam escutar os produtores para efetivamente auxiliar no desenvolvimento da agropecuária nacional.

Autoridades, pesquisadores, profissionais do setor agropecuário e produtores acompanharam o evento

Autoridades, pesquisadores, profissionais do setor agropecuário e produtores acompanharam o evento. Na cerimônia, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, expressou orgulho pela atuação do agro mineiro. “Nós sabemos como ninguém preservar e produzir. Em 2024, treinamos mais de 240 mil colaboradores e ensinamos mais de 20 mil produtores rurais a melhorar de vida. Vamos seguir mostrando que o agro só quer segurança e incentivo para produzir”.

Já o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou o trabalho em prol do produtor rural que conta com o apoio do Sistema Faemg Senar. “Fizemos o Cemig Agro, para atender diretamente ao produtor rural, nessa demanda levantada pela Faemg”, exemplificou. “Estamos juntos em eventos que valorizam os nossos produtos, como o queijo, o café, a piscicultura ornamental e, em setembro, estaremos no Conacarne, em Belo Horizonte”, completou.

Reitor da UFV, Demétrius David da Silva, ressaltou a vocação da universidade para inovação e empreendedorismo

O reitor da UFV, Demétrius David da Silva, ressaltou a vocação da universidade para inovação e empreendedorismo, ressaltando que parcerias como as do Sistema Faemg Senar são fundamentais. “A UFV é a universidade federal mais empreendedora do Brasil. Ciência, extensão e parceria com o setor produtivo nos ajudam a manter a excelência da instituição e de eventos como a Semana do Fazendeiro”.

Sucesso de público

Com mais de 1.000 inscritos em mais de 360 cursos, a Semana do Fazendeiro reafirma, em 2025, sua relevância nacional. Entre os destaques da programação, a Carreta Agro pelo Brasil,  da CNA, chama atenção dos visitantes.

É um empreendimento que mostra a pujança da agricultura brasileira e nos honra recebê-la aqui”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV, José Ambrósio Ferreira Neto.

Carreta Agro pelo Brasil,  da CNA, chama atenção dos visitantes

Extensa programação

A diretoria do Sistema Faemg Senar participou do 2° Workshop de Aquicultura Ornamental realizado pelo IMA. O presidente Antônio de Salvo destacou a atuação do ATeG na cadeia. “Temos três grupos na regional e vamos ampliar esse atendimento para auxiliar os produtores nessa atividade promissora e muito rentável”.

2° Workshop de Aquicultura Ornamental realizado pelo IMA

Nesta terça e quarta-feira a programação continua. Com Encontro de Supervisores e Técnicos do ATeG do Sistema Faemg Senar - regionais de Viçosa e Juiz de Fora e Encontro dos Presidentes e Agentes de Desenvolvimento Rural (ADRs) da regional Viçosa.

As atividades na Carreta Agro pelo Brasil seguem das 8h às 22h. Com apresentações do vídeo imersivo “Terra, Ciência e Alimento”, degustações comentadas e gravação de podcasts.

Gravação de podcast na carreta Agro pelo Brasil