A 95ª Semana do Fazendeiro da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi aberta, nessa segunda-feira (14/7), com uma palestra magna de Daniel Carrara, diretor-geral do Senar, que defendeu a importância da aproximação entre a academia e o campo e a relevância do trabalho dos técnicos junto aos produtores para difusão do conhecimento na prática.
Na oportunidade, Carrara traçou um panorama da atuação do Senar em todo o Brasil e mostrou o papel da entidade no tema central da Semana: Plantando o Futuro: Ciência e Inovação na Produção, Proteção e Uso Sustentável das Florestas.
Ele destacou que o desafio é transformar a floresta em uma fonte de renda sustentável. “Manter floresta sem renda é inviável. Precisamos encontrar formas de usar esse território em favor do produtor rural”.
Carrara lembrou que o Senar capacita 1 milhão de pessoas por ano e tem a meta de incluir 100 mil produtores anualmente em seu programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Ele defendeu que os pesquisadores e a academia precisam escutar os produtores para efetivamente auxiliar no desenvolvimento da agropecuária nacional.
Autoridades, pesquisadores, profissionais do setor agropecuário e produtores acompanharam o evento. Na cerimônia, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, expressou orgulho pela atuação do agro mineiro. “Nós sabemos como ninguém preservar e produzir. Em 2024, treinamos mais de 240 mil colaboradores e ensinamos mais de 20 mil produtores rurais a melhorar de vida. Vamos seguir mostrando que o agro só quer segurança e incentivo para produzir”.
Já o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou o trabalho em prol do produtor rural que conta com o apoio do Sistema Faemg Senar. “Fizemos o Cemig Agro, para atender diretamente ao produtor rural, nessa demanda levantada pela Faemg”, exemplificou. “Estamos juntos em eventos que valorizam os nossos produtos, como o queijo, o café, a piscicultura ornamental e, em setembro, estaremos no Conacarne, em Belo Horizonte”, completou.
O reitor da UFV, Demétrius David da Silva, ressaltou a vocação da universidade para inovação e empreendedorismo, ressaltando que parcerias como as do Sistema Faemg Senar são fundamentais. “A UFV é a universidade federal mais empreendedora do Brasil. Ciência, extensão e parceria com o setor produtivo nos ajudam a manter a excelência da instituição e de eventos como a Semana do Fazendeiro”.
Sucesso de público
Com mais de 1.000 inscritos em mais de 360 cursos, a Semana do Fazendeiro reafirma, em 2025, sua relevância nacional. Entre os destaques da programação, a Carreta Agro pelo Brasil, da CNA, chama atenção dos visitantes.
É um empreendimento que mostra a pujança da agricultura brasileira e nos honra recebê-la aqui”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV, José Ambrósio Ferreira Neto.
Extensa programação
A diretoria do Sistema Faemg Senar participou do 2° Workshop de Aquicultura Ornamental realizado pelo IMA. O presidente Antônio de Salvo destacou a atuação do ATeG na cadeia. “Temos três grupos na regional e vamos ampliar esse atendimento para auxiliar os produtores nessa atividade promissora e muito rentável”.
Nesta terça e quarta-feira a programação continua. Com Encontro de Supervisores e Técnicos do ATeG do Sistema Faemg Senar - regionais de Viçosa e Juiz de Fora e Encontro dos Presidentes e Agentes de Desenvolvimento Rural (ADRs) da regional Viçosa.
As atividades na Carreta Agro pelo Brasil seguem das 8h às 22h. Com apresentações do vídeo imersivo “Terra, Ciência e Alimento”, degustações comentadas e gravação de podcasts.