Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Zema visita Centro de Excelência em Cafeicultura

VARGINHA
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE VARGINHA
11/07/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG
Centro de Excelência em Cafeicultura tem como foco a capacitação técnica e o estímulo à inovação no campo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve em Varginha nesta quinta-feira (10/7) para uma agenda voltada ao fortalecimento do agro mineiro. A programação incluiu a visita ao Centro de Excelência em Cafeicultura (CEC) — referência nacional na formação técnica voltada à cadeia produtiva do café — e a inauguração da nova Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais, que atenderá nove municípios do Sul de Minas.

Acompanhado pela diretoria do Sistema Faemg Senar, por autoridades estaduais e representantes do setor produtivo, Zema conheceu as instalações do CEC e os projetos desenvolvidos no local. A unidade é mantida pelo Sistema Faemg Senar e tem como foco a capacitação técnica e o estímulo à inovação no campo.

“Recebemos a visita do nosso governador, que pôde conhecer toda a estrutura do Centro de Excelência e ver, de perto, que a cafeicultura mineira continua a todo vapor. Vamos continuar apoiando o produtor rural, oferecendo capacitação de qualidade e contribuindo para o fortalecimento da nossa produção”, afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Zema elogiou a estrutura do centro e reforçou a importância da parceria entre o Governo de Minas e o setor produtivo. “Minas tem um alinhamento muito forte com o setor agropecuário, e a parceria com o Sistema Faemg Senar é um grande exemplo disso. O Centro de Excelência em Cafeicultura vai formar profissionais altamente capacitados para o campo, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do agro,” destacou o governador.

 

Estrutura

Instalado em um terreno de 20 mil m² doado pela Prefeitura de Varginha, o Centro conta com 5.100 m² de área construída, distribuída em oito blocos. A estrutura abriga seis salas de aula e quatro laboratórios especializados nas etapas de classificação, torra, moagem e degustação de cafés. O espaço é voltado para a formação prática de profissionais e o atendimento às demandas técnicas do setor cafeeiro.

Para o diretor do CEC, Roberto Barata, a qualificação profissional deve vir acompanhada de ações que garantam um ambiente seguro para o produtor rural.
“Estamos aqui para contribuir com a capacitação técnica, oferecendo todo o suporte necessário para que os produtores tenham mais retorno e renda em suas propriedades. Mas é fundamental garantir que essa renda permaneça no campo com segurança, e as Delegacias de Repressão a Crimes Rurais cumprem um papel essencial nesse processo”, afirmou.

Segurança

inauguração da nova Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais

A agenda em Varginha também marcou a inauguração da nova Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais, unidade da Polícia Civil de Minas Gerais dedicada à investigação de delitos no meio rural, como furtos de gado, insumos, defensivos e máquinas agrícolas — com atenção especial à cafeicultura, atividade predominante na região.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; o assessor especial da diretoria do Sistema, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu); o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Gamboge; e o prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci.

A delegacia atenderá os municípios de Varginha, Boa Esperança, Elói Mendes, Guapé, Carmo da Cachoeira, Ilicínea e Coqueiral. Além disso, foi implantado o Núcleo Especializado de Repressão a Crimes Rurais em Três Pontas.

Solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, e o assessor especial da diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu)