O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve em Varginha nesta quinta-feira (10/7) para uma agenda voltada ao fortalecimento do agro mineiro. A programação incluiu a visita ao Centro de Excelência em Cafeicultura (CEC) — referência nacional na formação técnica voltada à cadeia produtiva do café — e a inauguração da nova Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais, que atenderá nove municípios do Sul de Minas.
Acompanhado pela diretoria do Sistema Faemg Senar, por autoridades estaduais e representantes do setor produtivo, Zema conheceu as instalações do CEC e os projetos desenvolvidos no local. A unidade é mantida pelo Sistema Faemg Senar e tem como foco a capacitação técnica e o estímulo à inovação no campo.
“Recebemos a visita do nosso governador, que pôde conhecer toda a estrutura do Centro de Excelência e ver, de perto, que a cafeicultura mineira continua a todo vapor. Vamos continuar apoiando o produtor rural, oferecendo capacitação de qualidade e contribuindo para o fortalecimento da nossa produção”, afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.
Zema elogiou a estrutura do centro e reforçou a importância da parceria entre o Governo de Minas e o setor produtivo. “Minas tem um alinhamento muito forte com o setor agropecuário, e a parceria com o Sistema Faemg Senar é um grande exemplo disso. O Centro de Excelência em Cafeicultura vai formar profissionais altamente capacitados para o campo, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do agro,” destacou o governador.
Estrutura
Instalado em um terreno de 20 mil m² doado pela Prefeitura de Varginha, o Centro conta com 5.100 m² de área construída, distribuída em oito blocos. A estrutura abriga seis salas de aula e quatro laboratórios especializados nas etapas de classificação, torra, moagem e degustação de cafés. O espaço é voltado para a formação prática de profissionais e o atendimento às demandas técnicas do setor cafeeiro.
Para o diretor do CEC, Roberto Barata, a qualificação profissional deve vir acompanhada de ações que garantam um ambiente seguro para o produtor rural.
“Estamos aqui para contribuir com a capacitação técnica, oferecendo todo o suporte necessário para que os produtores tenham mais retorno e renda em suas propriedades. Mas é fundamental garantir que essa renda permaneça no campo com segurança, e as Delegacias de Repressão a Crimes Rurais cumprem um papel essencial nesse processo”, afirmou.
Segurança
A agenda em Varginha também marcou a inauguração da nova Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais, unidade da Polícia Civil de Minas Gerais dedicada à investigação de delitos no meio rural, como furtos de gado, insumos, defensivos e máquinas agrícolas — com atenção especial à cafeicultura, atividade predominante na região.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; o assessor especial da diretoria do Sistema, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu); o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Gamboge; e o prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci.
A delegacia atenderá os municípios de Varginha, Boa Esperança, Elói Mendes, Guapé, Carmo da Cachoeira, Ilicínea e Coqueiral. Além disso, foi implantado o Núcleo Especializado de Repressão a Crimes Rurais em Três Pontas.