Mais de 1.100 pessoas participaram do Família do Campo, evento promovido pelo Sistema Faemg Senar neste domingo (13/7), em Rio Pomba. A ação aconteceu no campus do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) e contou com o apoio do Sindicato Rural, da Prefeitura Municipal e da própria instituição de ensino. Ao longo do dia, foram realizados 1.899 atendimentos gratuitos em diversas áreas — saúde, educação, cidadania, lazer e bem-estar.
Voltado a produtores rurais, trabalhadores do campo e suas famílias, o evento transformou o campus em um espaço de integração e acolhimento, com estandes informativos, serviços de saúde, oficinas educativas e atividades recreativas para todas as idades.
“É um dia para ficar na memória mesmo”, resumiu Ana Quênia da Silva Augusto, que levou a família de Piraúba para participar do evento. Grávida de cinco meses, ela aproveitou os atendimentos de saúde e orientações sobre pré-natal e amamentação, enquanto os filhos e sobrinhos curtiram brinquedos infláveis, pintura facial, oficina de fantoches e até um cineminha com pipoca e algodão doce. “A estrutura é ótima, e tudo com muito carinho”, completou.
Atividades para todas as idades
Além dos serviços de saúde, como vacinação, exames de glicemia, aferição de pressão arterial e testes rápidos para ISTs, o público também teve acesso a atendimentos de corte de cabelo, barbearia, higiene pessoal e saúde bucal. Outro destaque foi a consulta oftalmológica, muito procurada pelas famílias.
Com apoio da equipe da Arca da Alegria, o dia foi recheado de música, dança, teatro de marionetes e muitas brincadeiras — incluindo caça ao tesouro e realidade virtual. A dupla Mickey e Minnie encerrou o evento em grande estilo, convidando crianças e adultos para dançar no ritmo do agro.
A agricultora Janaína Laureano, de Bom Jardim, levou os três filhos para aproveitar o dia. “Tem muita coisa que a gente não sabia e aprendeu aqui. Está tudo muito bem feito, e o melhor é que é de graça”, comentou.
Reconhecimento à zona rural
Segundo o gerente regional do Sistema Faemg Senar na Zona da Mata e Campo das Vertentes, Emerson Simão, a proposta do evento é levar dignidade e cidadania para quem vive e trabalha no campo. “Rio Pomba tem um papel estratégico para a região, especialmente na produção leiteira. Nosso objetivo é valorizar essas famílias, oferecendo um dia de serviços e integração com qualidade e respeito.”
Para o presidente do Sindicato Rural de Rio Pomba, José Alfredo Quintão, o Família do Campo reforça o compromisso do Sistema Faemg com o bem-estar do produtor. “Foi um sucesso. Demonstra o quanto a entidade se preocupa de fato com essas pessoas. Aproveitamento mil.”