Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


SENAR/FAEMG+ Interior capacita sindicatos sobre GTA e Nota Fiscal

CAPACITAÇÃO SINDICATOS
ESCRITO POR SIMON NASCIMENTO, DE BELO HORIZONTE
30/03/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O objetivo da oficina foi sanar dúvidas dos colaboradores dos sindicatos para a prestação de serviço que é feita aos produtores rurais

Vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, e o gerente Jurídico, Francisco Simões, abriram a capacitação

Mais de 200 representantes de sindicatos de produtores rurais de Minas Gerais foram capacitados dentro do projeto Senar/Faemg+ Interior. A iniciativa trouxe orientações sobre a emissão de notas fiscais e de Guias de Trânsito Animal (GTA). O objetivo da oficina foi sanar dúvidas dos colaboradores dos sindicatos para a prestação de serviço que é feita aos produtores rurais.

No caso da Guia de Trânsito Animal, o documento é emitido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) a partir do pagamento de um boleto de Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O registro é obrigatório, por exemplo, para transitar com animais, sendo necessário incluir a procedência e finalidade que será aplicada à espécie. Já as notas fiscais, no entanto, são registradas e emitidas via Secretaria de Estado de Fazenda.

Detalhes de como emitir cada documento e as simulações nos sistemas foram apresentadas pela Auxiliar Administrativo do Sindicato de Produtores Rurais de Curvelo, Thais Fernandes Viana, e pela Agente de Desenvolvimento Rural (ADR) do Sindicato dos Produtores Rurais de Guarani, Michele Almeida Moreira. A capacitação, realizada na última quinta-feira (23/3) contou com a abertura do vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia.

Em sua fala, Laguardia reforçou a importância da prestação desse tipo de serviço aos produtores. A capacitação, segundo ele, qualificou os representantes de sindicatos. “Para que possam cada vez mais melhorar e atender melhor o nosso produtor rural, que é a razão de existência do sindicato, da nossa federação e da CNA”, ressaltou Renato Laguardia.

Francisco Simões, gerente Jurídico do Sistema Faemg Senar, destacou que toda a base legal dos atos praticados no setor é atualizada constantemente. “Nós temos que estar sempre transmitindo conhecimento, do que há de mais novo, para que o sindicato, ao prestar o serviço, ele esteja bem-informado e pratique aquele serviço da melhor maneira possível”, citou.

Simões reforçou que a qualificação trouxe novas informações, mas também possibilitou amplo conhecimento para os representantes dos sindicatos que têm pouca relação com os assuntos abordados. Conforme o gerente, que esclareceu dezenas de dúvidas durante o encontro, o setor jurídico do Sistema Faemg Senar está aberto para auxiliar sindicatos e produtores.

“O produtor deve sempre procurar o sindicato. E o sindicato diante das dificuldades que tiver, daquilo que não conseguir resolver para o produtor rural, ele bate à nossa porta que estamos à inteira disposição”, acrescentou. A gerente Pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro, afirma que o tema da capacitação foi selecionado a partir das demandas recebidas dos sindicatos.

As capacitações online, como a realizada na última quinta-feira, são posteriormente disponibilizadas aos sindicatos na plataforma EAD do Sistema FAEMG. Ao longo do ano, outras atividades do tipo vão ser promovidas dentro do projeto. “A participação dos sindicatos no projeto Senar/Faemg+ Interior é de extrema importância. É uma oportunidade real e concreta para que possam aperfeiçoar suas práticas e conseguir atender cada vez, mais e melhor, o produtor rural”, salientou Trigueiro.

O projeto 

O projeto Senar/Faemg+ Interior busca instrumentalizar os sindicatos dos produtores rurais para atuação na perspectiva de prestação de serviços e oferta de produtos que vão beneficiar o produtor rural em suas atividades. A iniciativa ocorre de maneira complementar aos treinamentos de Formação Profissional Rural, Promoção Social e Assistência Técnica e Gerencial.

“Esse projeto reforça a importância dos Sindicatos na perspectiva da prestação de serviços. Os resultados já alcançados comprovam que o trabalho integrado do Sistema FAEMG é a “chave do sucesso”. Atualmente participam 255 sindicatos e já foram contabilizados mais de R$ 1 milhão em meritocracia. E o mais importante: 54.800 produtores já foram atendidos. Acredito no trabalho conjunto e na cooperação entre nós”, destaca o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado.