Planos incluem cursos técnicos, ATeGs, seminários e participações em eventos
O início do ano vem sendo de reuniões e novos projetos no escritório regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora. A região, que conta com 115 cidades, tem entidades cooperadas no Sul de Minas, na Zona da Mata, no Campo das Vertentes e na Região Central. Nos últimos dias, diversos municípios foram visitados para alinhamento de propostas e parcerias para o ano de 2023.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar Wander Magalhães esteve em São João Nepomuceno, Baependi, Caxambu, Lagoa Dourada e Barroso, onde se encontrou com autoridades, lideranças sindicais e agentes de desenvolvimento rural.
Zona da Mata
Na cidade de São João Nepomuceno, Wander tratou dos projetos que devem ser implantados neste ano. “Falamos sobre a abertura do curso de gestão do agronegócio na cidade. O sindicato está passando por reformas e um andar inteiro será reservado para a rede e-tec Brasil Senar para oferecer uma ótima estrutura para o curso. Em maio, também vamos trazer o programa Saúde Itinerante. Além disso, no dia 15 de janeiro, teve início um grupo de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de inclusão produtiva para bovinocultura de leite, ATeG Balde Cheio”.
O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de São João Nepomuceno, João Augusto Cavalheiro, afirmou que outras iniciativas também estão sendo procuradas pela instituição. “Conseguimos alinhar com a prefeitura a realização de maneira conjunta a exposição agropecuária no mês de maio, uma parceria que nunca havia acontecido e que nós conseguimos mobilizar”, afirmou João.
Sul de Minas
Em Caxambu, o presidente do sindicato de produtores rurais, Eduardo Rafael, apresentou a proposta de parceria com a associação rural para a cessão do espaço do parque de exposições da cidade para que o Sistema Faemg Senar realize cursos e eventos para levar desenvolvimento para a agricultura e pecuária. Foram avaliadas as demandas e os recursos para realização de eventos, cursos e reuniões.
“Estamos formando uma parceria entre a Associação Rural, o município de Caxambu, o sindicato e a deputada federal eleita Ana Paula Junqueira Leão. Todos os parceiros estão motivados em disponibilizar mais uma possibilidade de trabalhar nossa mão de obra e levar desenvolvimento para o meio rural”, afirmou Eduardo Rafael.
Wander Magalhães ainda detalhou que o parque de exposição pode se tornar um ponto de realização de eventos e desenvolvimento para a cidade. “Vimos lá uma estrutura para sala de aulas e realização de reuniões, por exemplo. O espaço é excelente para ministrar cursos, projetos e programas especiais para o desenvolvimento dos produtores rurais da região”.
Em Baependi, o presidente do Sindicato Rural, Sirlei Silvério, recebeu Wander com propostas para o ano. Dentre as principais ideias, estão o programa Família na Praça, que será realizado em junho. Também foi abordada a realização de dois dias de campo: para agroindústrias de lácteos para produção de queijo minas artesanal; e para produção de cachaça.
O gerente regional também se reuniu com representantes da prefeitura que pediram auxílio do Sistema Faemg Senar para adequação de produtores rurais às normas sanitárias. “Tivemos uma reunião com a secretaria de agricultura da cidade para auxiliar os produtores de queijo com cursos de boas práticas de fabricação, para adequação ao selo de inspeção municipal (SIM) ”, contou o gerente.
Campo das Vertentes
Nesta região, as cidades de Lagoa Dourada e Barroso foram visitadas com o propósito de aumentar a presença e a atuação do Sistema Faemg Senar. No primeiro município, foi realizada uma reunião na secretaria de desenvolvimento e na administração municipal, ocasião em que o Senar Minas foi convidado a participar do 1º Empreende Lagoa Dourada, evento que vai fomentar o empreendedorismo na região.
“Durante o evento serão apresentados os trabalhos que elas realizam, justamente para direcionar as ações para empreendedores e produtores rurais da região, iniciando um trabalho no sentido de promover cursos e treinamentos futuros, com a parceria do Sindicato Rural de Entre Rios de Minas. A intenção é realizar seminários e oficinas para bovinocultura de leite. Além disso, estamos de olho no desenvolvimento da produção de grãos na região, que vem crescendo de maneira muito promissora ”, relatou Wander.
Esse é o primeiro evento realizado pela atual gestão da secretaria de desenvolvimento e governo de Lagoa Dourada. Andressa Melo, atual secretária da pasta, explica que “na reunião reforçamos a importância de o serviço nacional de aprendizagem gerar conhecimento ao produtor. O objetivo é levar desenvolvimento, com o apoio do setor público, para o empreendedor”.
Em Barroso, o encontro aconteceu com o presidente da câmara de vereadores Paulo César Pires e a agente de desenvolvimento rural do sindicato de Barbacena, Iracema Flish. Wander disse que a ideia é implementar no município um programa de Gestão de Qualidade no Campo (GQC) e, posteriormente, um programa de assistência técnica e gerencial.
“Queremos trabalhar a gestão das propriedades e ensinar os produtores da região a trabalhar com dados e entender os indicadores. Também estamos buscando parcerias com empresas locais e cooperativas de crédito para melhorar o atendimento a esses produtores ", contou.
A agente de desenvolvimento rural do Sindicato de Produtores Rurais de Barbacena, Iracema Flish, também esteve presente na reunião. Ela será a responsável pela mobilização na cidade e afirmou que o encontro vai possibilitar um melhor trabalho durante este ano.
“Discutimos maneiras de trabalhar em parceria com setor público de Barroso, conseguindo levar cursos e programas especiais que vão possibilitar uma melhor capacitação dos produtores da cidade”.
Nos próximos dias, estão programadas reuniões com sindicatos e entidades do Sistema S, nas cidades de Bicas e São João Del Rei.
A agente de desenvolvimento rural do Sindicato de Produtores Rurais de Barbacena Iracema Flish também esteve presente na reunião. Ela será a responsável pela mobilização na cidade e afirmou que o encontro vai possibilitar um melhor trabalho durante este ano.
“Discutimos maneiras de trabalhar em parceria com setor público de Barroso, conseguindo levar cursos e programas especiais que vão possibilitar uma melhor capacitação dos produtores da cidade”.
Nos próximos dias, estão programadas reuniões com sindicatos e entidades do Sistema S, nas cidades de Bicas e São João Del Rei.