Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Retomada dos trabalhos na região de Juiz de Fora

PLANEJAMENTO
ESCRITO POR FLAVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
31/01/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Planos incluem cursos técnicos, ATeGs, seminários e participações em eventos

O início do ano vem sendo de reuniões e novos projetos no escritório regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora. A região, que conta com 115 cidades, tem entidades cooperadas no Sul de Minas, na Zona da Mata, no Campo das Vertentes e na Região Central. Nos últimos dias, diversos municípios foram visitados para alinhamento de propostas e parcerias para o ano de 2023.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar Wander Magalhães esteve em São João Nepomuceno, Baependi, Caxambu, Lagoa Dourada e Barroso, onde se encontrou com autoridades, lideranças sindicais e agentes de desenvolvimento rural. 
 

Em Caxambu, com o presidente do Sindicato Rural Eduardo Rafael e a Agente do Desenvolvimento Rural Ana Arsênio

 

Zona da Mata

Na cidade de São João Nepomuceno, Wander tratou dos projetos que devem ser implantados neste ano. “Falamos sobre a abertura do curso de gestão do agronegócio na cidade. O sindicato está passando por reformas e um andar inteiro será reservado para a rede e-tec Brasil Senar para oferecer uma ótima estrutura para o curso. Em maio, também vamos trazer o programa Saúde Itinerante. Além disso, no dia 15 de janeiro, teve início um grupo de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de inclusão produtiva para bovinocultura de leite, ATeG  Balde Cheio”.

O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de São João Nepomuceno, João Augusto Cavalheiro, afirmou que outras iniciativas também estão sendo procuradas pela instituição. “Conseguimos alinhar com a prefeitura a realização de maneira conjunta a exposição agropecuária no mês de maio, uma parceria que nunca havia acontecido e que nós conseguimos mobilizar”, afirmou João.

Sul de Minas

Em Caxambu, o presidente do sindicato de produtores rurais, Eduardo Rafael, apresentou a proposta de parceria com a associação rural para a cessão do espaço do parque de exposições da cidade para que o Sistema Faemg Senar realize cursos e eventos para levar desenvolvimento para a agricultura e pecuária. Foram avaliadas as demandas e os recursos para realização de eventos, cursos e reuniões.  

“Estamos formando uma parceria entre a Associação Rural, o município de Caxambu, o sindicato e a deputada federal eleita Ana Paula Junqueira Leão. Todos os parceiros estão motivados em disponibilizar mais uma possibilidade de trabalhar nossa mão de obra e levar desenvolvimento para o meio rural”, afirmou Eduardo Rafael.

Wander Magalhães em reunião na cidade de Baependi

Wander Magalhães ainda detalhou que o parque de exposição pode se tornar um ponto de realização de eventos e desenvolvimento para a cidade. “Vimos lá uma estrutura para sala de aulas e realização de reuniões, por exemplo. O espaço é excelente para ministrar cursos, projetos e programas especiais para o desenvolvimento dos produtores rurais da região”.

Em Baependi, o presidente do Sindicato Rural, Sirlei Silvério, recebeu Wander com propostas para o ano. Dentre as principais ideias, estão o programa Família na Praça, que será realizado em junho. Também foi abordada a realização de dois dias de campo: para agroindústrias de lácteos para produção de queijo minas artesanal; e para produção de cachaça.  

O gerente regional também se reuniu com representantes da prefeitura que pediram auxílio do Sistema Faemg Senar para adequação de produtores rurais às normas sanitárias. “Tivemos uma reunião com a secretaria de agricultura da cidade para auxiliar os produtores de queijo com cursos de boas práticas de fabricação, para adequação ao selo de inspeção municipal (SIM) ”, contou o gerente.
 

Campo das Vertentes

Nesta região, as cidades de Lagoa Dourada e Barroso foram visitadas com o propósito de aumentar a presença e a atuação do Sistema Faemg Senar. No primeiro município, foi realizada uma reunião na secretaria de desenvolvimento e na administração municipal, ocasião em que o Senar Minas foi convidado a participar do 1º Empreende Lagoa Dourada, evento que vai fomentar o empreendedorismo na região.  

“Durante o evento serão apresentados os trabalhos que elas realizam, justamente para direcionar as ações para empreendedores e produtores rurais da região, iniciando um trabalho no sentido de promover cursos e treinamentos futuros, com a parceria do Sindicato Rural de Entre Rios de Minas. A intenção é realizar seminários e oficinas para bovinocultura de leite. Além disso, estamos de olho no desenvolvimento da produção de grãos na região, que vem crescendo de maneira muito promissora ”, relatou Wander.

Esse é o primeiro evento realizado pela atual gestão da secretaria de desenvolvimento e governo de Lagoa Dourada. Andressa Melo, atual secretária da pasta, explica que “na reunião reforçamos a importância de o serviço nacional de aprendizagem gerar conhecimento ao produtor. O objetivo é levar desenvolvimento, com o apoio do setor público, para o empreendedor”.

Reunião com Andressa Melo em Lagoa Dourada

Em Barroso, o encontro aconteceu com o presidente da câmara de vereadores Paulo César Pires e a agente de desenvolvimento rural do sindicato de Barbacena, Iracema Flish.  Wander disse que a ideia é implementar no município um programa de Gestão de Qualidade no Campo (GQC) e, posteriormente, um programa de assistência técnica e gerencial.

“Queremos trabalhar a gestão das propriedades e ensinar os produtores da região a trabalhar com dados e entender os indicadores. Também estamos buscando parcerias com empresas locais e cooperativas de crédito para melhorar o atendimento a esses produtores ", contou.

A agente de desenvolvimento rural do Sindicato de Produtores Rurais de Barbacena, Iracema Flish, também esteve presente na reunião. Ela será a responsável pela mobilização na cidade e afirmou que o encontro vai possibilitar um melhor trabalho durante este ano.  

“Discutimos maneiras de trabalhar em parceria com setor público de Barroso, conseguindo levar cursos e programas especiais que vão possibilitar uma melhor capacitação dos produtores da cidade”.

Nos próximos dias, estão programadas reuniões com sindicatos e entidades do Sistema S, nas cidades de Bicas e São João Del Rei.


 

Reunião com o presidente da Câmara Municipal de Barroso, Paulo César Pires

A agente de desenvolvimento rural do Sindicato de Produtores Rurais de Barbacena Iracema Flish também esteve presente na reunião. Ela será a responsável pela mobilização na cidade e afirmou que o encontro vai possibilitar um melhor trabalho durante este ano. 

“Discutimos maneiras de trabalhar em parceria com setor público de Barroso, conseguindo levar cursos e programas especiais que vão possibilitar uma melhor capacitação dos produtores da cidade”.

Nos próximos dias, estão programadas reuniões com sindicatos e entidades do Sistema S, nas cidades de Bicas e São João Del Rei.