A prefeitura de Viçosa, o Sebrae e a Casa do Empresário estão construindo um programa de desenvolvimento econômico para o município e convidaram representantes do setor agropecuário para participarem do processo, apresentando os desafios e as potencialidades do agronegócio municipal.
Em um encontro realizado no Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcelo Coutinho, consultor de Políticas Públicas do Sebrae, apresentou os objetivos da iniciativa. “O programa ‘Viçosa é um lugar bom de se investir’ é um plano de desenvolvimento para os próximos 10 anos. Estamos trabalhando com setores produtivos, sociedade civil organizada e o poder público para planejar as ações”.
Ele salientou que o agronegócio é um importante setor produtivo da cidade que precisa fazer parte do programa, já que o objetivo é fortalecer as empresas urbanas e rurais para promover o aumento de circulação de renda na cidade. “Estamos conhecendo as demandas de cada área e a próxima etapa será reunir todos os setores produtivos de Viçosa para apresentá-las, elencar prioridades e propor ações para curto, médio e longo prazos. Depois vamos transformar as demandas em projetos que nos tragam resultados concretos”, explicou Marcelo.
No encontro, o gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, destacou que o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) pode ser um grande aliado nessa missão de desenvolvimento e acrescentou que o programa tem expertise para atender às atividades agropecuárias mais fortes no município, que são a cafeicultura, pecuária de leite e de corte, e a olericultura.
Além do gerente, também participaram da reunião Antônio Rocha, analista regional do Sistema Faemg Senar, Eliana Barbosa, agente de desenvolvimento rural do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, Marcelino Soares, extensionista da Emater, e Fernanda Oliveira, diretora da Casa do Empresário e presidente da CDL Jovem.
Boas expectativas
“Será montado um conselho de entidades para atuar no programa de desenvolvimento de Viçosa e o agro não pode ficar para trás. Essa é uma ótima iniciativa para que o Sistema Faemg Senar participe e mostre como podemos contribuir ainda mais para o crescimento da cidade”, analisou Marcos Reis.
Para Marcelino Soares, é preciso repensar o setor agropecuário do município. “Temos potencialidades, mas carecemos de um articulador e essa ação é uma oportunidade para convergir os esforços das instituições da área, para que possamos alcançar melhores resultados”.
“Sabemos que, no dia a dia, cada setor e cada empreendedor foca nas suas ações e planejamentos específicos, mas acredito que, nos reunindo como grupo, conseguiremos pensar de forma estratégica e desenvolver soluções mais efetivas para o crescimento de todos. Viçosa pede por isso há muito tempo e essa iniciativa é fantástica”, opinou Fernanda Oliveira.