‘
O Sistema Faemg Senar foi um dos agraciados na Solenidade de Homenagem aos Destaques de Mérito Ambiental de Minas Gerais – Edição 2025, realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), nesta quinta-feira (17/7), no auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento reconheceu autoridades, servidores públicos, representantes da sociedade civil e instituições que se destacaram na promoção da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável no estado.
Durante a cerimônia, foram entregues a Medalha do Mérito Ambiental e a Moeda Comemorativa de Proteção Ambiental (Challenge Coin) a 114 personalidades e instituições. Entre os homenageados, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, recebeu a Medalha de Mérito Ambiental pelo trabalho à frente da entidade em prol do desenvolvimento sustentável de Minas. Já a gerente de sustentabilidade da instituição, Mariana Ramos, foi agraciada com a Challenge Coin, reconhecimento simbólico que destaca iniciativas diretas de proteção ambiental.
A solenidade teve início com a transmissão remota do pronunciamento do governador Romeu Zema. “Parabéns a todos os homenageados. Essas honrarias representam o reconhecimento de um trabalho feito com ética, responsabilidade e compromisso com o futuro dos mineiros. Cada um de vocês representa o esforço da minha gestão para proteger nossas riquezas naturais e garantir qualidade de vida para todos”, destacou o governador.
A secretária Marília Melo também ressaltou o papel das instituições e profissionais que atuam em prol do meio ambiente. “O Mérito Ambiental de Minas Gerais simboliza o reconhecimento público a pessoas e instituições que, com dedicação, coragem e responsabilidade, contribuem para a preservação dos nossos recursos naturais. Hoje homenageamos aqueles que efetivamente agem em defesa do meio ambiente”, afirmou.
Mariana Ramos enfatizou o protagonismo dos produtores rurais nas ações ambientais. “Agradecemos ao governador Zema e à secretária Marília Melo por essa honraria. Dividimos essa premiação com os produtores rurais, verdadeiros guardiões dos recursos naturais. Acreditamos no caminho do equilíbrio: é possível produzir com sustentabilidade e, ao mesmo tempo, garantir segurança alimentar, energética e climática para as presentes e futuras gerações”, concluiu.