Produtores de Carvalhópolis comemoram na quinta-feira (11) uma grande conquista rumo à mudança de propriedade para empresa rural: receberam seus certificados de conclusão do Programa Gestão com Qualidade em Campo – GQC. Foi a coroação de quatro meses de dedicação, trabalho duro e muito companheirismo, como ressaltou o instrutor da turma, Paul Angst. Quatorze pessoas foram capacitadas.
“As principais características deles são a determinação e a dedicação ao trabalho. São pessoas muito focadas e diferenciadas em vários aspectos. Conseguimos trabalhar a parte social, de gestão de pessoas e espiritual. Fica a saudade desse grupo e o compromisso deles em se comprometer com as anotações”, elogiou Paul, pouco antes do seminário que marcou a conclusão das atividades. O programa do Sistema Faemg foi demandado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Machado e realizado em parceria com o Sicoob Credivar.
Rumo à empresa rural
Felipe Ricardo Silva Carvalho achou o GQC ótimo. Ele produz café, leite e genética bovina no Sítio Dourado, e agora já vê a fazenda como empresa rural. “Busquei o programa para ter mais conhecimento da minha propriedade e do mercado e foi um ótimo aprendizado. O conteúdo vai ajudar a nos transformar em empreendimento rural”.
Luiz Xavier, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Machado, ressalta o poder do GQC em mostrar como gerenciar o negócio. Ele conta que grande parte dos produtores sequer conhece seus custos de produção, o que dificulta a condução da atividade. “Para nós, é de grande importância participar, pois estamos contribuindo com o desenvolvimento e qualificação do produtor rural. Procurando melhorar a produção, produtividade e, consequentemente, a qualidade de vida”, comentou.
Aprender como controlar as finanças foi justamente o que levou Donozor Pereira, produtor de leite e café, a entrar no programa. “Foi uma experiência maravilhosa, nos deu uma outra visão sobre como melhorar a gestão. Foi um divisor de águas”. Animado, ele já planeja anotar todos os gastos para as tomadas de decisão e envolver a família na atividade: “delegar a responsabilidade das funções a cada um, estabelecer metas, manter a organização na propriedade e a segurança dos alimentos que produzimos”, elencou.
Desenvolvimento
O Sicoob Credivar novamente foi parceiro na realização de um GQC. O responsável pelo setor de agronegócios da instituição, Jairo Márcio Faria, conta que o trabalho em conjunto não só beneficia os produtores, mas também o propósito cooperativista do Sicoob. “Nossa parceria é boa em todos os sentidos. Nosso objetivo é capacitar cada vez mais cooperados por meio desse trabalho com o Senar”, comentou.
Presente ao seminário, o gerente regional do Sistema Faemg em Passos, Rogger Coelho, afirma que é muito importante os produtores destinarem tempo para aprender gestão. “Eles podem refletir a respeito do que estão fazendo, do que deve mudar e do que deve continuar para conseguir melhores resultados. O GQC proporciona essa mudança da visão de produtor para empresário rural com maestria. Esse é o objetivo: permitir a transformação desse grupo de produtores e contribuir para o desenvolvimento da região”, conclui.