Evento de abertura da colheita da cana-de-açúcar foi realizado em Uberaba
Minas Gerais tem previsão de produzir 72 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2023/2024, de acordo com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – SIAMIG. A perspectiva foi anunciada na Abertura da Safra Mineira de Açúcar e Etanol, realizada na tarde desta sexta-feira (28/04), na Fazenda Santa Vitória, em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro. O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, marcou presença no evento, que é promovido pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool – CMAA e pela SIAMIG. A abertura contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O presidente da SIAMIG, Mário Campos Filho, destacou que o volume de produção de cana-de-açúcar em 2023/2024 deve ser o maior da história de Minas Gerais, superando em 6% o registrado na safra passada “A expectativa é ultrapassar a marca de 72 milhões de toneladas. Quanto ao açúcar, é provável que consigamos chegar bem perto do recorde de produção em Minas, cerca de 4,7/4,8 milhões de toneladas de açúcar e voltaremos a produzir acima de 3 bilhões de litros de etanol, uma produção considerável para o estado”, afirmou.
Anfitrião do evento, o presidente do Conselho da CMAA, José Francisco dos Santos, contou a história de sucesso do grupo, que atualmente possui três unidades, todas localizadas no Triângulo Mineiro e com processo de plantio e colheita 100% mecanizados. “É preciso que todos conheçam a cana em Minas Gerais. Nós não temos queimadas, respeitamos o meio ambiente e as nascentes. Eu fico muito feliz de ajudar o meu estado natal a crescer. Somos parceiros em 15 municípios e hoje a CMAA tem mais de 130 mil hectares de terra, sendo 55% de cana própria e 45% de fornecedores”, destacou.
Movido pelo Agro
Neste ano, o Sistema Faemg Senar lançou a campanha “Movido pelo Agro”, em parceria com a SIAMIG. A iniciativa, que marca os 20 anos do carro flex no Brasil, visa conscientizar sobre as vantagens ambientais do etanol, valorizar o setor sucroenergético e os produtores rurais, além de fortalecer toda a cadeia produtiva. Em seu discurso, o presidente da SIAMIG destacou que 2 mil carros já estão circulando com o adesivo da campanha.
“O etanol é o combustível da vez, renovável e o que menos polui. O Brasil tem um papel de vanguarda, desde o Proálcool e agora com a importância da menor emissão dos gases de efeito estufa do etanol quando comparado com os combustíveis fósseis, especialmente a gasolina”, afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo. Ele ainda ressaltou a parceria com a SIAMIG no programa Produtor Responsável, que tem como objetivo promover ações e atividades para o desenvolvimento sustentável e melhoria contínua de empresas do agronegócio, produtoras e fornecedoras de cana-de-açúcar, tornando-as mais sustentáveis nos aspectos socioambientais.
Nova proposta
Durante o evento, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a proposta de aumento do teor de etanol na gasolina, passando de 27,5% para 30%. De acordo com ele, será criado um grupo de trabalho dentro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para discussão da medida. “Este aumento deverá ser de maneira gradual, com previsibilidade e transparência. Vamos fazer essa avaliação técnica junto com a indústria automotiva e o setor produtivo de etanol para dar segurança aos consumidores”, afirmou.
O ministro também destacou outros projetos para o fortalecimento do setor de etanol, como a retomada do Renovabio, programa que promove a maior utilização de biocombustíveis e a criação do Programa Combustível do Futuro, para valorizar a mobilidade sustentável de baixo carbono com utilização do etanol e, ainda, estimular a indústria automobilística a produzir veículos flex híbridos.
Setor sucroenergético
O setor sucroenergético é uma das mais importantes cadeias produtivas do agronegócio mineiro, com 36 usinas em produção, 108 municípios produtores de cana-de-açúcar e geração de cerca de 167 mil empregos diretos e indiretos.
O evento de abertura da Safra Mineira de Açúcar e Etanol também contou com as presenças do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite, do subsecretário de Política e Economia Agropecuária, João Ricardo Albanez, da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, do CEO da CMAA, Carlos Eduardo Turchetto Santos, além de vários deputados federais e estaduais, prefeitos da região e outras autoridades e lideranças do setor.