Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Comissão discute perspectivas para setor sucroenergético

CANA-DE-AÇÚCAR
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DA ASCOM
13/12/2022 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

Os integrantes da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) fizeram a sua última reunião de 2022 nesta terça-feira (13/12). No encontro, on-line, foi discutido o balanço da participação da entidade na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), realizada em novembro, no Egito; as perspectivas para a atual e a próxima safra e as potencialidades para o setor sucroenergético. Outro destaque foi o andamento do Projeto de Lei (PL) 3149/2020, que está em tramitação no Congresso.

O Projeto de Lei 3149/2020 trata do repasse do pagamento dos créditos de descarbonização (CBios) aos produtores independentes de biomassa. Atualmente, o PL está em tramitação na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei 13.576/17, que instituiu a RenovaBio.

Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Comissão, Nelson Perez Júnior. O coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, apresentou os resultados da COP-27 e a atuação da Confederação. De acordo com ele, o Brasil tem se sobressaído em relação às políticas e mecanismos de redução de emissão de carbono e gases de efeito estufa, como o Plano ABC e o RenovaBio, por exemplo. Vários pontos têm sido discutidos entre as partes, como o mercado internacional de carbono e o financiamento prometido aos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos”, disse Nelson.

Também no encontro, o economista do Pecege, Haroldo Torres, apresentou as perspectivas de fechamento para a atual safra e para o próximo ciclo. A expectativa é de recuperação da moagem de cana e produção de açúcar e etanol, ainda que haja redução de área devido à competitividade com outras culturas, principalmente grãos.

Por fim, foram discutidas pautas prioritárias para o próximo ano, como a necessidade de atualização do índice Consecana (Conselho dos Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Etanol), a Lei de Proteção de Cultivares e questões trabalhistas e ambientais.

"Precisamos estar atentos ao PL CBios, à proposta de aumento do prazo de proteção de cultivares e também aos indicadores de pagamento pela cana. O ano de 2023 será de muito trabalho nesses três pontos, que interferem diretamente no trabalho do produtor", destacou a analista de Agronegócios do Sistema Faemg Senar Ana Carolina Gomes, que é integrante da comissão.