Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Premiado quer dobrar produção de leite

PREMIAÇÃO ATEG BALDE CHEIO
ESCRITO POR ÉLCIO FONSECA, DE PATOS DE MINAS
12/08/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Filho de produtores de leite, Alexandre Branquinho assumiu o negócio dos pais há seis anos em Carmo do Paranaíba. Após muita dedicação, ele comemora o seu primeiro prêmio: o terceiro colocado na categoria de 401 a 1.000 litros na Premiação dos Destaques do ATeG Balde Cheio, promovida pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Com produção média de 500 litros por dia, Alexandre e a esposa, Karla Cristine, querem dobrar a produção em, no máximo, dois anos.

“Fiquei bastante animado com esse reconhecimento, demonstra que estamos no caminho certo. A vida de produtor de leite não é fácil. Normalmente ninguém aparece para reconhecer o trabalho, apenas para criticar. Essa premiação nos enche de motivação para seguir em frente. O ATeG Balde Cheio nos ensinou muito. Aprendemos a calcular nosso custo de produção e, com isso, a organizar as contas. Também investimos em tecnologias e, hoje, conseguimos baixar nosso custo e aumentar a produtividade. Reduzimos cerca de 15 centavos por litro de leite produzido e cada vaca está produzindo de dois a três litros a mais do que produziam antes. Conseguimos evoluir por meio do conhecimento”. 

O técnico do ATeG Balde Cheio, Gustavo Júnior Gaspar, que acompanhou a família ao longo dos dois anos do programa, disse se sentir realizado. “Conseguimos resolver vários problemas na propriedade. Parabenizo a todos os produtores que, assim como o Alexandre e a esposa, se dedicaram ao máximo para atingir os resultados. Eles até já tinham pensado em desistir da atividade, mas o ATeG Balde Cheio proporcionou novas perspectivas ao casal”.

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho, destaca que os resultados são frutos do empenho de todos no ATeG Balde Cheio. “Trabalhamos forte com as turmas de Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba. Os produtores deram muito valor à assistência do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, assim como nossos parceiros locais, a CARPEC (Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Paranaíba. Nossa pretensão é formar novas turmas na região ainda este ano”.