Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Parceria vai fortalecer cadeias produtivas em Rio Manso

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
12/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Os produtores rurais da região de Rio Manso agora podem contar com os cursos gratuitos e o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema FAEMG. Uma reunião entre representantes da entidade, Sindicato Rural e prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, marca o início dessa atuação que beneficiará, em especial, as cadeias produtivas locais de maior potencial, como olericultura, fruticultura e bovinocultura de leite.

Participantes da reunião em Rio Manso

Após a reunião, os mobilizadores pelo Sindicato Rural, Janaina Canaan e Matheus Pena, com o apoio do técnico de campo, Victor Vasconcelos, permaneceram na cidade para iniciar o trabalho de divulgação do Programa ATeG Balde Cheio, ATeG Fruticultura e ATeG Olericultura, alcançando as potenciais propriedades. “Assim como em Sarzedo, Mário Campos, Brumadinho e Bonfim, estamos chegando em Rio Manso para somar”, completou a mobilizadora.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Bernardo Marques, está esperançoso.  “Acreditamos muito no desenvolvimento da região, reconhecida como bacia leiteira. Que os produtores recebam a novidade de braços abertos, certos da transformação que está por vir em termos de gestão e produtividade”. 

Produtores interessados na assistência técnica e gerencial para pecuária leiteira

Para contribuir com o encontro, também participaram da reunião o gerente regional do Sistema FAEMG em Sete Lagoas, Harrison Belico, a secretária municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Marina Amaral, a médica veterinária do Centro de Zoonoses da prefeitura, Letícia Andrade, o proprietário do laticínio Milk Show, José Tiago Souza, e Abelardo Lopes, representando a EMATER. Segundo dados da equipe, as principais dificuldades apontadas pelos produtores estão relacionadas aos aspectos da qualidade do leite, aumento da produção de hortaliças e custo-benefício. O curso de defumados também foi apontado como demanda.

Como estratégia de mobilização e credenciamento foram realizadas duas reuniões para produtores interessados em receber assistência técnica nos próximos dois anos na propriedade. Como resultado, foram formados quatro grupos de olericultura, um de bovinocultura de leite e um de fruticultura. A expectativa é que as ações em campo iniciem em 15 de agosto.

Participantes da reunião sobre olericultura