O produtor rural Lucas Grossi de Paiva, de Silverânia, recebeu o troféu da Premiação dos Destaques do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio, promovida pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS. O jovem foi o primeiro colocado na categoria “Acima de 1.000 litros”. A entrega contou com a participação do gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS em Juiz de Fora, Wander Magalhães; e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Pomba, José Alfredo Quintão Furtado.
“Foi uma grande honra receber esse troféu, o qual dedico à memória do meu pai, que foi um grande empreendedor e o meu incentivador. Estou muito feliz. É muito gratificante saber que meu trabalho foi destaque, está sendo reconhecido e pode até servir de exemplo para outros produtores rurais. Sou muito grato ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS por todo o apoio, que me permitiu tantas conquistas”.
A premiação ocorreu quatro meses após o falecimento do seu pai, Geraldo Antônio de Paiva, que era assistido pelo programa junto com o filho.
Melhorias
Após ingressar no ATeG Balde Cheio, o Sítio Paraíso passou por mudanças na organização do negócio e nas finanças. “O programa me auxiliou demais nesse processo”, explicou Lucas, ressaltando que toda a produção leiteira é enviada para um laticínio. Ele completou que o lucro expressivo vem da venda de animais. “Recriamos todas as bezerras e vendo, em média, 30 vacas por ano. Com relação à média de litros de leite por dia, chegamos a tirar cerca de 1.400. Com o falecimento do meu pai, precisei promover mudanças e hoje, com 32 vacas, produzo, em média, 850 litros de leite por dia”.
O Sítio Paraíso já havia sido destaque no Ranking Nacional de Girolando, na categoria Menor Média de Intervalo de Partos. Em 2020, a propriedade conquistou o quinto lugar, com a marca de 377 dias, com média de dez a 50 animais. Segundo ele, a reorganização do negócio rural promovida pelo ATeG Balde Cheio contribuiu para as recentes conquistas.
“Estou muito satisfeito com a premiação. Já imaginava que ele tivesse algum destaque porque os resultados dele foram muito bons.” - Adilson Esquerdo Ferreira, técnico de campo
“No momento atual, com margens de lucro cada vez menores e diante de uma competitividade sem precedentes, o produtor rural precisa buscar informação por meio de ferramentas de gerenciamento técnico com profissionais com experiência comprovada para aumentar sua produtividade e qualidade, buscando sempre, também, o melhoramento genético do rebanho e, consequentemente, garantia de renda. Tudo isso o produtor encontra no ATeG.” - José Alfredo Quintão Furtado, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Pomba