Mais uma turma do Programa Gestão com Qualidade no Campo (GQC) foi concluída em Ibertioga, levando mais conhecimento e estimulando mudanças nas propriedades rurais. O programa foi desenvolvido por cerca de três meses e beneficiou 20 produtores da bovinocultura de corte, leite, piscicultura, avicultura e outras cadeias.
Aspectos da gestão da propriedade foram priorizados na programação. Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, Emerson Simão, o programa foi efetivo na apresentação de ferramentas administrativas e de planejamento. “São noções que eles não tinham antes e que vão ajudar muito no crescimento de sua produção”.
A presidente do Sindicato Rural de Ibertioga, Eliane Filardi, disse que foi forte o impacto do programa nos produtores. “Todos fizeram muitos elogios ao GQC. Foi de muita valia. Nós, produtores, temos sempre que fazer uma reciclagem”.
De produtor a empresário rural
Cesário Almeida trabalha com pecuária leiteira, atividade que herdou do pai. As técnicas que ele aprendeu durante o programa, como a matriz FOFA e métodos de organização, auxiliaram na melhoria da gestão do seu negócio. “Estas técnicas mudaram completamente tanto a forma do operacional, que hoje é mais eficiente, quanto a elaboração de projeção, que é de extrema precisão naquilo que devo ou não fazer, avaliando a todo momento meus resultados e ações”.
A produtora de leite Tatiana Souza percebeu a importância de anotar tudo que produz e vende e já sentiu diferença no manejo animal, na alimentação e na gestão. “É muito importante, principalmente, para quem está no começo”.
Para o médico veterinário e criador de gado de corte Diego Monteiro disse que essa foi uma oportunidade única, que trouxe otimizações importantes para os empresários rurais. Ele também já começou a implementar ferramentas mais eficientes para o fluxo de caixa e aprimorar o seu plano de ação. “Se cada produtor tivesse esta oportunidade, teríamos um avanço significativo nas produções de nossa região, deixando de ‘tocar’ a propriedade e passando a tratá-la como uma empresa”.
Já Débora Rodrigues, empresária na atividade leiteira, disse que as ferramentas apresentadas irão ajudar a nortear suas ações, melhorando as performances e a mensuração de resultados. “O que mais me encantou foi a possibilidade de gerir o pequeno e o grande negócio com ferramentas simples e aplicáveis”.
O programa Gestão com Qualidade no Campo foi ministrado pelo instrutor Bernardo Barros entre abril e julho de 2023. O GQC foi uma parceria do Sistema Faemg Senar, por meio do Sindicato Rural de Ibertioga, com o Sicoob Credivertentes.