Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Faemg e Seapa firmam parceria para recadastramento de rebanho

BOVINOCULTURA
ESCRITO POR ASCOM, SEAPA-MG
29/04/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Anúncio da campanha foi feito durante a abertura da ExpoZebu. Além de bovinos e bubalinos, a partir de agora outras espécies poderão ser monitoradas 

  

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou durante a abertura da Exposição Internacional de Gado Zebu (ExpoZebu), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, neste sábado (29/4), a campanha para a atualização de rebanhos. A ação é um esforço conjunto entre Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG) e o Sistema Faemg Senar. O cadastro de animais, a ser realizado anualmente entre os meses de maio e junho, visa o fortalecimento dos serviços de vigilância e defesa sanitária do estado em um cenário de retirada da vacinação contra a febre aftosa, a partir de 2023.   

As novas normas para o cadastramento de animais foram publicadas pelo IMA, órgão vinculado à Seapa, neste sábado. Até 2022, a atualização cadastral ocorria junto à declaração de vacinação contra a zoonose e tinha ênfase em bovinos e bubalinos. Agora, outras espécies poderão ser monitoradas, como equídeos, caprinos, ovinos, aves, abelhas e animais aquáticos. A modernização permite ainda que o serviço veterinário oficial aja de maneira mais rápida e eficiente em casos de emergências.  

Durante a abertura da ExpoZebu, em Uberaba, o governador Romeu Zema anunciou a campanha para cadastramento de rebanho

O cadastro dos rebanhos, em Minas Gerais, ocorrerá entre 15 de maio e 30 de junho, nos mesmos canais em que o pecuarista realizava a declaração de vacinação contra a aftosa. De forma on-line, pelo site ima.mg.gov.br e por e-mail para os escritórios locais (consulte a lista aqui). Presencialmente, o registro poderá ser realizado nas unidades do instituto e nos postos de atendimento conveniados. Além disso, o Sistema Faemg Senar, por meio de uma parceria com a Seapa, irá disponibilizar os sindicatos para que os pecuaristas façam o registro.   

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, fez um apelo aos pecuaristas mineiros. “Vamos fazer o cadastramento para que a gente continue mantendo esse status tão importante e tão difícil de ser conquistado. Contamos com vocês”.   

Suspensão da imunização  

A imunização de rebanhos contra a febre aftosa em Minas foi suspensa, a partir deste ano, o que representou uma conquista histórica para os pecuaristas. A Seapa estima uma economia de aproximadamente R$ 700 milhões por ano para o setor produtivo de Minas, considerando os gastos com imunizantes e pessoal para aplicação, entre outros custos.  

O secretário de agricultura, pecuária e abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, e o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, durante a abertura da 88ª edição da ExpoZebu

ExpoZebu  

Realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a ExpoZebu é a principal vitrine mundial da produção e da genética das raças zebuínas. Em sua 88ª edição, a expectativa é de geração de R$ 350 milhões em negócios, 3,5 mil empregos diretos e indiretos, além de um público superior a 420 mil pessoas. Ao todo, serão realizados 36 leilões e quatro shoppings de animais. Entre os dias 29 de abril e 7 de maio, cem estandes estão disponíveis para visitação.  

Veja a programação completa da ExpoZebu aqui.