Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Expoagro GV sedia encontro de técnicos e supervisores do ATeG

BOVINOCULTURA
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
19/07/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Trinta técnicos e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerenciamento – ATeG da bovinocultura de corte e de leite se reuniram em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, para direcionamentos técnicos e visitas a propriedades. O encontro foi realizado no auditório do Parque de Exposições José Tavares Pereira, durante a 52ª edição da Expoagro GV, evento organizado pela União Ruralista do Rio Doce e com participação do Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares.

O gerente regional Luiz Ronilson Paiva (de chapéu) fala com os participantes junto com o consultor master Helvécio Oliveira

O consultor master de bovinocultura de corte do Programa ATeG, Helvécio Oliveira, explicou o encontro focou no nivelamento dos técnicos, para que eles possam aplicar em campo tudo que está sendo trabalhado na parte teórica. “Acompanhamos de perto essa parte prática e percebemos um resultado bastante positivo”, afirmou.

Para o coordenador das cadeias de bovinocultura corte e leite do Programa ATeG na regional de Governador Valadares, o analista do Sistema Faemg Rafael Rocha, além das questões técnicas e gerenciais levadas para os técnicos, foi importante destacar o papel deles como agentes de mudança no campo. “Em uma região tão relevante assim na pecuária, é importante que os técnicos de campo estejam motivados e motivem os produtores a mudarem suas realidades”, comentou.

Encontro contou com nivelamento técnico e gerencial e visitas técnicas

Visitas técnicas

A programação também incluiu visitas técnicas em propriedades assistidas pelo ATeG na região. O supervisor do ATeG na regional, Ricardo Lignani, e a assistente da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial, em Belo Horizonte, Núbia Silva de Moura, também acompanharam as atividades.

Uma das fazendas visitadas foi a Cantinho do Céu, que trabalha práticas conservacionistas de solo e água. Para o gerente regional do Sistema Faemg em Governador Valadares, Luiz Ronilson Paiva, ela é um exemplo claro de dedicação que gera resultados. “Percebemos de forma explícita como um manejo bem feito da terra, do solo e da água permite uma melhoria substancial da pastagem e das áreas de lavoura, principalmente porque há um processo de elevação do lençol freático e, consequentemente, a melhoria do desenvolvimento das plantas”, detalhou.

Vista técnica à propriedade Cantinho do Céu

“Pudemos ouvir os produtores rurais e soubemos que o retorno tem sido extremamente positivo. Eles foram muito receptivos e houve uma consolidação de que estamos no caminho certo, com embasamento teórico e aplicação prática”, finalizou Helvécio Oliveira.

Mais interior

A participação da assistente da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial Núbia Silva de Moura segue a linha da diretoria do Sistema Faemg Senar de “menos BH, mais interior”, de aproximação da sede do trabalho no interior. Ela disse que aceitou prontamente o convite para ir a campo e conhecer de perto o trabalho dos técnicos e supervisores do ATeG. “Foi uma experiência muito válida”, elogiou.

Núbia Moura (de chapéu) elogiou a experiência em campo

“Foi um convite muito especial do nosso coordenador Rafael Rocha e fiquei muito lisonjeada. Nós, da área administrativa, acompanhamos a parte documental, mas considero importantíssima essa participação in loco. Foi possível observar as melhorias nas propriedades desde o início do programa. Espero que tenhamos a oportunidade de participar de outras visitas técnicas como essa na regional de Governador Valadares”, comentou Núbia.