Após 13 anos sem ser realizada, a Expô Paraopeba, organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paraopeba e Caetanópolis com o apoio da prefeitura, está de volta ao calendário da cidade. Neste ano, a exposição vai ser realizada entre os dias 31 de maio e 4 de junho. O evento está na 27ª edição e marca as comemorações de aniversário de 111 anos do município, reunindo atrações artísticas e oportunidades do agronegócio. O Sistema Faemg Senar participa da programação com oficinas gratuitas, seminários e palestras.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paraopeba e Caetanópolis, Wellington Mota, conta o que o motivou a encarar o desafio. “Sei da dimensão desse tipo de evento para a região. Reconheço que esse recomeço não será fácil, mas temos bons parceiros como o Sistema Faemg Senar caminhando junto. Isso tem nos encorajado na execução de grandes projetos”, explicou ele, que foi empossado recentemente, animado com a novidade.
Segundo o presidente, de modo geral, o agro vive um momento muito feliz no Brasil. “Na nossa região não é diferente, tanto na pecuária quanto na agricultura. Nos últimos 4 anos, saímos de zero para mais de três mil hectares de soja plantada, temos cerca de 400 hectares de banana e mais de 4 mil hectares de milho. A feira é uma pequena demonstração e reforça esse crescimento e potencial”.
Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Sete Lagoas, Rodrigo Ferreira, além de movimentar a economia, as atividades no evento proporcionam um momento de conexão entre produtores e trabalhadores rurais e empresas do segmento, “Ao mesmo tempo, promove o conhecimento e a capacitação da mão de obra no campo”, contou, destacando o foco das ações entre jovens e mulheres.
Programação
Oficinas de “Educação financeira e empreendedora” e “Artesanato com cascas, folhas, flores e sementes”, seminários sobre Aposentadoria Rural e “Profissões e ocupações do Agro para jovens” estão entre as ações do Sistema Faemg Senar. Também compõem a programação: leilões de Julgamento das raças Girolando e Gir leiteiro, copa de marcha Mangalarga Marchador, vaquejada, exposição de maquinários agrícolas, mini fazenda, praça de alimentação e happy hour todos os dias.
Confira os detalhes da programação oficial: