Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Parceria vai doar 10 mil toneladas de fertilizantes

AGRO MINEIRO
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE*
29/01/2024 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Parceria vai beneficiar milhares de produtores da agricultura familiar

Assinatura foi realizada na Cidade Administrativa / Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O Sistema Faemg Senar participou, nesta segunda-feira (29), da cerimônia que formalizou uma parceria entre o governo de Minas e a Harsco Environmental para doação de 10 mil toneladas de fertilizantes para agricultores familiares de 270 municípios mineiros. O acordo foi assinado na Cidade Administrativa, com a presença do vice-governador Mateus Simões, secretários de Estado, representantes de órgãos e autarquias, deputados e executivos da empresa norte-americana.

A expectativa é que 2 mil produtores rurais sejam beneficiados, anualmente, em um período de cinco anos. A entrega dos fertilizantes será feita pela Emater, por meio dos escritórios regionais do órgão. “O hortifruti é produzido essencialmente pelo agricultor familiar no Brasil, e em Minas Gerais isso é ainda mais evidente, e portanto precisamos apoiar esse segmento para garantir uma alimentação adequada, saudável, disponível e a preço justo para todas as pessoas”, destacou o vice-governador de Minas, Mateus Simões.

Vice-presidente Renato Laguardia, presidente da Harsco Environmental na América Latina, Wender Andrade Alves, e a chefe do Consulado do Reino Unido em Minas, Maria Bueno

O vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, destacou que além de auxiliar os produtores rurais, a medida também traz benefícios ao meio ambiente e à economia, com a correção de solo e escala de produção.

Distribuição

Os parâmetros para distribuição e logística serão definidos pela Seapa, em conjunto com Emater-MG, prefeituras e entidades do setor rural. Em paralelo, a empresa de assistência técnica fornecerá orientações aos pequenos  produtores beneficiados sobre o uso adequado do produto.

Inicialmente, serão contemplados agricultores de nove unidades regionais da Emater-MG no estado: com sede em Belo Horizonte, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Sete Lagoas e Viçosa. As regionais e os municípios selecionados estão localizados em um raio de até 300  quilômetros do município de Timóteo, na região do Vale do Rio Doce, onde a empresa parceira tem unidade em Minas Gerais.

Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carlos Chagas, André Nunes, deputado estadual Gustavo Santana e o vice-presidente Renato Laguardia

Os agricultores, silvicultores e pecuaristas selecionados devem ser,  necessariamente, atendidos por extensionistas da Emater-MG. Os resultados esperados incluem a melhoria dos solos, o aumento da produtividade, a recuperação de áreas agricultáveis e de pastagens degradadas, com a consequente redução da pegada de carbono.

O documento foi firmado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e  Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, pelo diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG),  Otávio Maia, e pelos representantes da Harsco Environmental: o presidente na América Latina, Wender Andrade Alves, e o diretor, Celio Eduardo de Oliveira.

*Com informações da Agência Minas