Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Sistema Faemg Senar alinha ações em defesa do leite

MINAS GRITA PELO LEITE
ESCRITO POR NATHÁLIA FERREIRA DE BELO HORIZONTE
28/10/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG


Produtores, técnicos e representantes do Sistema Faemg Senar participaram, nessa segunda-feira (27/10), de uma reunião virtual para atualizar as ações e estratégias do movimento “Minas Grita pelo Leite” e discutir desafios e propostas para defender o setor leiteiro do Estado.

Com a economia ainda fragilizada e a exportação de lácteos incapaz de absorver o excedente da produção nacional, o setor enfrenta um cenário desfavorável, marcado pela pressão da oferta sobre os preços. O momento exige cautela na gestão de custos e, sobretudo, articulação e união do setor para avançar, junto ao governo federal, no processo antidumping — medida essencial para conter as importações e restabelecer o equilíbrio no mercado interno. A interrupção das investigações colocaria em risco a produção tradicional brasileira de leite, com impactos como a perda de renda no campo e a desestruturação de cooperativas e de toda a cadeia produtiva.

Durante a reunião, foram apresentadas as ações institucionais em andamento, como o diálogo contínuo com o governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e as articulações em nível federal com o Ministério da Agricultura e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Dando continuidade às mobilizações, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, cumpre agenda em Brasília nesta terça-feira (29/10), em reuniões com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a FPA e outras entidades representativas do agro, para discutir medidas que possam proteger e fortalecer o produtor rural diante da crise enfrentada pelo setor leiteiro.