Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Senar lança aplicativo com IA no Encontro Técnico do ATeG

CONACARNE
ESCRITO POR CNA
19/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Durante o Encontro Técnico do ATeG da Pecuária de Corte, dentro do Conacarne, em Belo Horizonte, o Senar lançou o aplicativo Iatec, aplicativo que vai dar suporte aos atendimentos realizados com os produtores rurais dentro do programa. A reunião, nessa quinta-feira (18/9), reuniu cerca de 300 técnicos de campo e supervisores.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destacou o papel da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em levar tecnologia e gestão ao produtor rural. Daniel também falou que a presença dos profissionais no Conacarne é uma virada de chave. “Depois desse encontro, todos nós temos um dever de casa: saber quais são os gargalos para produzir carne com cada vez mais qualidade. Precisamos saber qual a solução que vamos recomendar para os produtores e implementar nas propriedades rurais”.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, abriu o evento e ressaltou o trabalho realizado no campo. “Vamos seguir firmes, refletir sobre o que foi discutido no encontro e levar para o campo. Continuaremos trabalhando para ter uma pecuária de precisão, com mais rentabilidade e garantia de uma vida melhor para os produtores, que é o nosso objetivo principal”.

Em seguida, o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado, apresentou dados da ATeG de pecuária de corte no Estado. Segundo ele, desde 2019 já foram realizadas mais de 90 mil visitas às propriedades. Atualmente, 1.770 produtores de 173 municípios estão em atendimento. “Tudo isso é possível porque o principal ativo, que são os técnicos de campo, estão fazendo esforço para obter mais conhecimento para levar aos produtores”.

A reunião também contou com apresentações do assessor técnico do Senar Central Pollaco Oliveira, do analista de ATeG do Senar Minas, Giovanne Oliveira, e do diretor técnico do Sebrae da Bahia, Franklin Santos.

O analista de ATeG Giovanne Oliveira fala aos participantes do encontro

Iatec

O aplicativo Iatec foi lançado pelo diretor adjunto de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Rafael Costa. A ferramenta possui Inteligência Artificial e permite que os profissionais da ATeG tenham acesso ao conhecimento de forma mais prática e rápida. O Iatec está disponível gratuitamente na Apple Store e na Play Store.

O Iatec reúne informações técnicas, de gerenciamento e da assistência técnica de 12 cadeias produtivas do setor agropecuário. O objetivo da iniciativa é facilitar a atuação de técnicos, instrutores e supervisores na orientação aos produtores rurais, garantindo uma atuação mais eficiente e moderna no campo.

“O aplicativo vai dar suporte e levar conhecimento aos técnicos de campo. É uma ferramenta para ajudar rapidamente os profissionais e oferecer soluções mais eficazes às propriedades atendidas. Tudo na palma da mão”, disse o diretor de ATeG do Senar, Eduardo Oliveira.

Simplicidade

O Iatec é um aplicativo prático que permite ao usuário acessar de qualquer lugar e enviar fotos, vídeos e áudios para agilizar o atendimento ao produtor. A Inteligência Artificial atua na análise das informações enviadas, responde dúvidas de forma clara e direta, e fornece orientações rápidas.

Além de auxiliar mais de 15 mil profissionais que atuam pelo Senar em todo o país, o aplicativo vai beneficiar o produtor rural com suporte atualizado, soluções rápidas e precisas. O resultado esperado é o aumento de produtividade e da sustentabilidade na produção de alimentos.

Atividades

As cadeias produtivas contempladas no aplicativo são agricultura anual; agroindústria; apicultura; aquicultura; avicultura; bovinocultura de corte e de leite; cafeicultura; fruticultura; olericultura; ovinocaprinocultura de corte e suinocultura.

Os conteúdos disponíveis na ferramenta, validados para todas as regiões do país, são fruto de uma curadoria do Senar, que consolidou informações técnicas de cada cadeia produtiva, conteúdos relacionados ao gerenciamento dessas cadeias e suporte à assistência técnica e gerencial.