Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Seminário do Morango em Pouso Alegre

SEMINÁRIO
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA. DE VARGINHA
08/12/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Participantes do Seminário

Nessa quarta (07/12), o Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, o Sindicato dos Produtores Rurais de Pouso Alegre, a Coopama, o Sebrae e o Senac promoveram o Seminário Regional da Cultura do Morango.

“O evento contribui com parcerias e união de forças para a cadeia produtiva. Além disto, é fundamental para proporcionar a busca de informação e atualização do conhecimento”, destacou o técnico de campo Lucas Beraldo.

Durante o seminário, o gerente de agronegócios Caio Coimbra explicou sobre a importância da rastreabilidade vegetal, uma instrução normativa conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que define os procedimentos para aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva dos produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana, para fins de monitoramento e controle de defensivos agrícolas em todo território nacional.

“A rastreabilidade já é utilizada em todo o mundo e, no Brasil, veio para ficar. Ela oferece mais segurança alimentar ao consumidor e, para o produtor, melhor qualidade gerando, consequentemente, mais oportunidades de negócios”, explicou o gerente. 

Minas Gerais é o responsável por mais da metade da produção nacional de morango. Neste ano, a colheita superou 140 mil toneladas. Ao todo, 100 produtores rurais da região, que é considerada polo nacional na produção da fruta, participaram do seminário.

“Em apenas dois dias de inscrição, esgotamos todas as vagas disponíveis. Tivemos uma ótima adesão. Gostaria de destacar a importância para o evento da participação e apoio dos técnicos de campo do Sistema Faemg Senar, Thaynara Peixoto, Lucas Beraldo e Geisla da Veiga Porfírio. Além disto, o coffee break e o coquetel do evento foram feitos por ex-alunos do Senar dos cursos de Salgados e Doces e Produção Artesanal de Alimentos. Queria agradecer as prefeituras de Tocos do Moji, Congonhal e Senador Amaral por disponibilizarem o transporte para nós”, disse a mobilizadora do Sistema Faemg Senar em Pouso Alegre, Angelita Cruz da Silva.

De acordo com a técnica de campo Thaynara Peixoto, os representantes da cadeia do morango no Sul de Minas estavam bastante animados para receber conhecimento e estreitar o laço com o Sistema Faemg Senar. “Este será o primeiro de muitos encontros com os produtores do setor”, disse.

Temas abordados

Durante o evento, o gerente do Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, agradeceu a presença dos produtores rurais e explicou que o objetivo é desenvolver o projeto relacionado à cultura do morango com o apoio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Fruticultura.

“A cultura do morango possui uma importância econômica representativa, distribuída em vários estados, sendo Minas Gerais um dos principais produtores. O seminário é importante para mostrar que é possível implementar técnicas para melhorar e incentivar a produção e a qualidade do morango, levando mais conhecimento e profissionalismo, assim como fazemos também em outras cadeias produtivas nos nossos grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Fruticultura”, afirmou o gerente regional do Sistema Faemg em Varginha, Caio Oliveira.

Durante o evento, foram proferidas palestras sobre “Comercialização”, “Empreendedorismo”, “Cooperativismo e Associativismo”, “Rastreabilidade (INC 02 2019) e ações Faemg”, “Cultura do Morango” e “Plataforma Agritrace e cases de sucesso Brasil afora”.

A cultura do morango exerce forte influência e importância para muitas famílias não só em Pouso Alegre, como em Bom Repouso, Tocos do Mogi e outros municípios do Sul de Minas. Uma região bem característica dessa produção, alavancando emprego e renda no campo.