A gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, participou nesta quarta-feira (19/04) do 1º Seminário Regional da Agroindústria Familiar, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O objetivo do evento é fortalecer um dos setores que mais cresce na agricultura familiar, através do conhecimento técnico, da qualificação e do compartilhamento de experiências e informações.
O seminário foi uma promoção do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce (CIMDOCE), juntamente com a Prefeitura de Valadares e outros parceiros, entre eles, o Sistema Faemg Senar. Durante o encontro Silvana Novais ministrou uma palestra sobre a Transformação da Agroindústria Familiar com a participação da Mulher e do Jovem Empreendedor.
“Foi um momento especial aqui em Governador Valadares onde falamos da importância da agroindústria para as famílias rurais. A agroindústria é um setor que tem possibilidade da atuação das mulheres e dos jovens. Apesar de isso já acontecer, há pouca discussão sobre essa inserção da mulher e do jovem no agro. Nesse momento nós queremos fazer uma reflexão das oportunidades que nós temos até de uma sucessão familiar através da agroindústria”, destacou Silvana Novais.
Além da gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, também ministraram palestras o ex-prefeito de Crissiumal (RS), Walter Luiz Heck e a coordenadora técnica Estadual Detec Central, Thaís dos Angelus Kalil. Eles falaram sobre a Agroindústria Familiar e Desenvolvimento Sustentável e sobre a Atuação da Emater-MG com Agroindústrias de Alimentos, respectivamente.
Selos de Inspeção Regional
O Seminário também foi marcado pela entrega dos selos de Inspeção Regional. Vários produtores rurais, egressos de cursos promovidos pelo Sistema Faemg Senar e participantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria receberam os selos.
“Ficamos satisfeitos em ver os egressos dos cursos do Sistema Faemg Senar e os participantes do ATeG Agroindústria recebendo os selos de inspeção que serão importantíssimos para que eles saiam da informalidade para a legalidade; comercializando seus produtos livremente e colocando em prática tudo que aprenderam nos nossos cursos”, afirmou o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Governador Valadares, Luiz Ronílson Paiva.
De acordo com o secretário executivo do CIMDOCE, Gabriel Soalheiro, o evento vai fortalecer a promoção da inspeção sanitária em produtos de origem animal nos 19 municípios consorciados.
“O foco é o desenvolvimento das pessoas e também, o desenvolvimento econômico, através da cadeia produtiva onde o selo de inspeção abre portas e o horizonte comercial para esses produtores rurais”, ressaltou Gabriel Soalheiro.