Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Semeando chega a mais de 63 mil alunos

EDUCAÇÃO
ESCRITO POR SEDE, DE BELO HORIZONTE
05/04/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Mais de 63 mil alunos de 386 escolas. Esse é o alcance do Programa Semeando, desenvolvido pelo Sistema FAEMG, em parceria do Sebrae Minas. Todas as metas preestabelecidas foram ultrapassadas no retorno do projeto, em 2021, após dez anos da primeira edição do programa.

O programa leva a crianças e educadores a compreensão crítica sobre a importância do agronegócio e a relação campo-cidade. O objetivo é estimular a formação de futuros cidadãos, conscientes da importância da preservação ambiental, sustentabilidade e visão empreendedora. Veja os números:

386 escolas:
224 municipais e 162 estaduais
63.084 alunos
3.694 professores
192 municípios

“Os números falam muito, mas acreditamos que o saldo do Semeando será medido pelo resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos professores junto aos alunos, suas famílias e a comunidade onde a escola está inserida”, analisou a analista de Promoção Social do Sistema FAEMG, Michelle Camila de Paula.

Fazendo a diferença

A valorização do agronegócio e do homem do campo incentivou a participação da Escola Municipal João Carlos Salgado, no município de Cássia. “Para nossa comunidade escolar, esse tema é muito relevante pois atendemos vários alunos que residem na zona rural. O empreendedorismo e a sustentabilidade tornaram-se imprescindíveis neste momento que estamos vivendo, com a pandemia. Inúmeras famílias têm passado dificuldades financeiras e, muitas vezes, precisam encontrar saídas para levar o sustento para casa. O Programa Semeando vem reforçar a formação dos nossos futuros cidadãos para que sejam mais conscientes e, consequentemente, tenham melhores oportunidades para suas famílias”, explicou a diretora da escola, Nelsimar Pedroso.

Outro destaque nas escolas foi o “nascimento” do Torrãozinho, mascote do programa. Ele se transformou em um bonequinho e foi parar nas mãos de educadores e alunos do ensino fundamental I em três escolas rurais de Curvelo. A criatividade foi tanta que até ganhou homenagem do Sindicato de Produtores Rurais do município. Clique aqui e conheça mais sobre essa história

Concursos culturais

Ao final do programa, os alunos participarão de um concurso cultural com desenho e redação. Os alunos e professores vencedores, ou seja, o 1º lugar do concurso de redação e o 1º lugar do concurso de desenho, das dez regionais do Sistema FAEMG, receberão um tablet como prêmio.

O concurso de desenho é para alunos do 1º ao 3º ano; e o de redação, para estudantes do 4º e 5º ano. As redações e desenhos devem ser encaminhadas ao SENAR MINAS por meio do site do Programa Semeando, de 4 de abril a 6 de maio de 2022 e de 3 de outubro a 4 de novembro de 2022, até às 23h59.

Clique aqui e veja o regulamento do concurso de redação.

Clique e veja o regulamento do concurso de desenho.

Programa Semeando

As ações são direcionadas a alunos e professores do Ensino Fundamental I de escolas municipais e estaduais mineiras. Juntos, eles serão orientados para gerar valores e atitudes para que as crianças atuem com empreendedorismo no desenvolvimento de iniciativas coletivas locais e na utilização adequada dos recursos naturais.

Semeando no Instagram 

Semeando no Facebook