Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Novo grupo em Viçosa terá parceria da UFV

ATEG BALDE CHEIO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
21/09/2021 . SENAR

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES iniciará um grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa e com o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Produtores de Viçosa, São Miguel do Anta, Porto Firme, Coimbra e Piranga interessados em participar do ATeG compareceram à reunião de apresentação do programa, conduzida pelo gerente do Sistema FAEMG em Viçosa, Marcos Reis. O evento teve o apoio da prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural. 

Muitos produtores interessados compareceram à reunião de apresentação do programa

Na oportunidade, Marcos Reis explicou o funcionamento do ATeG Balde Cheio e compartilhou resultados do programa na região e no estado de Minas Gerais. “Essa é uma oportunidade para os produtores que querem evoluir na atividade. Nós temos inúmeros casos de sucesso que comprovam a efetividade do ATeG, e as melhorias que ele proporciona a todos que se dedicam”, comentou.

O produtor Ariston Aparecido da Silva disse ter se identificado com o perfil que o programa busca. “Tudo que foi apresentado eu vejo como minha necessidade. Quero aumentar a produção de leite, conhecer os meus números e, principalmente, dar mais atenção à gestão.  Espero conseguir fazer um bom trabalho junto com o técnico”. 

Roberto Fernandes e o filho Alexandre Fernandes, de Viçosa, estão iniciando a atividade leiteira em parceria. Para eles, o ATeG é a chance de começar da maneira correta para potencializar o crescimento do empreendimento. 

“Estamos buscando conhecimento para desenvolver um planejamento que nos permita minimizar os erros”, pontuou Roberto. “Esse é o sonho de vida do meu pai, uma paixão que ele me passou. Não queremos que o sonho vire um pesadelo, por isso buscamos pelo ATeG”, concluiu o filho.

A partir da esquerda: Mirivone Roberto, mobilizadora do SPR de Viçosa; Marcos Vinícius Moreira, do PDPL; Marcos Reis, Reginaldo Fialho, da Prefeitura de Viçosa; André, Gilmar e Eliana

Parceria que dá certo

“Essa parceria com o Sistema FAEMG será muito importante para a região, pois sabemos que a assistência técnica ainda não é acessível a muitos produtores de leite. Acreditamos que o ATeG trará melhorias técnicas e econômicas para o grupo fazendo com que eles se mantenham no meio rural, com qualidade de vida”. -  Marcos Vinícius Moreira, médico veterinário do PDPL. 

“Ficamos honrados em poder colaborar com o SENAR e o PDPL, que trazem muitos benefícios para o homem do campo. O nosso principal intuito é contribuir para melhoria da qualidade de vida dos produtores e trabalhadores rurais e esse programa nos ajudará a alcançar esse objetivo” – Reginaldo Fialho Valente, chefe do Departamento de Agricultura da prefeitura de Viçosa. 

“Conhecemos a competência do Sistema FAEMG e a qualidade dos treinamentos e programas que ele oferece, por isso incentivamos os produtores a participarem do ATeG Balde Cheio. O programa será um estímulo para que eles continuem na atividade obtendo lucros e crescimento para a propriedade”. - Gilmar Resende da Silveira, Secretário de Agricultura de São Miguel do Anta.