Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Ex-alunos elogiam o SENAR MINAS na 47ª Expo Pouso Alto

EXPOSIÇÃO
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE LAVRAS
29/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Sindicato dos Produtores Rurais de Pouso Alto promoveu a 47ª Expo Pouso Alto, evento beneficente em prol do Hospital São Vicente de Paulo. Desde 2016, a festa é considerada Patrimônio Imaterial no registro de celebrações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). O Sistema FAEMG marcou presença no evento com estande, oficinas e ex-alunos do SENAR MINAS.

O Sistema FAEMG ofereceu em seu estande oficinas de Qualidade do Leite, Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, Artesanatos (Semente, casca, folhas e flores/Fibras flexíveis, palhas de milho) e Geleias e Licores. Houve também degustação e análise sensorial de cachaças, queijos e fabricação de molho Chutney.

Ex-alunos SENAR junto ao Sindicato na abertura da 47ª Expo Pouso Alto

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pouso Alto, Luiz Marcelo Soares, é um momento ímpar, “uma oportunidade de fazer a união entre o campo e a cidade, fomentar o desenvolvimento da região. Assim, a festa resgata a tradição rural e os produtores contribuem com o hospital da cidade”.

Mais de 2.000 pessoas circularam pelo evento. De acordo com o mobilizador dos Sindicatos Rurais de Pouso Alto e São Sebastião do Rio Verde, Miguel Hercolis dos Santos, ao menos 500 pessoas passaram pelo estande do Sistema FAEMG, que, segundo ele, representa “a casa do produtor”. “Este é um momento em que as famílias dos produtores rurais se preparam para vir aqui. Para nós é um momento mágico, são eles que ajudam a realizar o evento e as oficinas programadas, tudo para agregar em qualidade e promover a nossa cidade e a nossa região turística”.

Para sempre alunos

A solenidade contou com a presença de ex-alunos do SENAR MINAS – mas que, segundo eles mesmos, “sempre serão alunos”, pois são vários os cursos que ainda querem fazer. Para Maria Bernadete dos Santos, “é muito gratificante representar a instituição que proporcionou uma mudança geral na minha vida. Através do SENAR realizei sonhos, como aprender a fazer queijos. Hoje eu vendo os meus queijinhos, faço conservas com o que colho na horta. O SENAR traz fartura, boa alimentação, novas amizades e é dinheiro no bolso”.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pouso Alto, Luiz Marcelo Soares, junto ao mobilizador Miguel Hercolis dos Santos

O marido de Maria Bernadete, José Ivan do Espírito Santo, disse que fez o curso “Cria e Recria”, o que foi fundamental em sua vida. “Eu já mexia com a área, mas não tinha a base, fazia do meu jeito. Muita muita coisa que ensinaram eu não sabia, mas a partir daí minha vida melhorou”.

Hélio de Freitas não imaginava que o SENAR pudesse contribuir até como oportunidade para outra área: “era caminhoneiro, mas o SENAR me ensinou uma nova atividade e a partir dali aprendi a operar e a fazer manutenção de trator, o que me agregou valor”.

Íris dos Santos Nogueira disse que participar da abertura era importante para compartilhar o conhecimento com outras pessoas e mostrar que o SENAR muda a vida de qualquer um. “Trabalho em casa com conserva, junto a minha mãe, através do curso que fizemos”.

Danilo Ribeiro ressaltou a importância do curso para a sua atividade, em que pôde aplicar o conceito de economia. “No SENAR aprendi a multiplicar minhas coisas na cozinha gastando menos e com maior qualidade. Este é um momento para trazermos mais pessoas, incentivá-las a conhecer a instituição”.

Sindicato dos Produtores Rurais de Pouso Alto presente no desfile da 47ª Expo Pouso Alto

Elisangêla de Oliveira Matias, está satisfeita em representar uma entidade que traz crescimento: “através dela aprendi muito. Sempre trabalhei em ambiente de alimentação, além de fazer amizades, com pessoal muito receptivo e verdadeiro, acrescentou muito em meu conhecimento”.

Mais atrações

O evento contou também com Torneio Leiteiro, desfiles de cavaleiros e de carros de boi, apresentações de alunos das escolas, fazendas e sítios da cidade e de cidades vizinhas. Shows sertanejos, jantares, bailes, e barracas de artesanato também fizeram parte da programação.